Topo

Filhos de grávidas que tomam refrigerante correm mais risco de obesidade

Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

17/08/2017 19h09

Quando a mulher está grávida, se preocupa em comer de forma muito saudável para não prejudicar o bebê e ajudá-lo a se desenvolver com saúde. Quando o assunto é bebida, fica claro que as alcoólicas vão ser excluídas da dieta por mais de nove meses. Mas e refrigerantes e sucos, elas podem consumir?

Um estudo norte-americano apontou que mulheres que consomem bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos adoçados artificialmente, durante a gestação são mais propensas a terem filhos com excesso de gordura corporal.

Veja também

Vários estudos já tinham demonstrado a relação das bebidas com peso excessivo, obesidade, síndrome metabólica e diabetes tipo 2 em adultos e crianças. Mas, para aprofundar a análise, os cientistas quiseram abordar o vínculo de grávidas e filhos.

A pesquisa foi publicada no periódico "Pediatrics" e analisou a gravidez de 1.078 mulheres, além de checar seus filhos após o nascimento. Os pesquisadores as separam em grupos: um das que continuaram ingerindo tais bebidas e outro com as grávidas que não tomaram nada disso durante a gestação.

Na conclusão do trabalho, os filhos cujas mães consumiram refrigerantes e sucos adoçados tinham, por volta dos sete anos de idade, maior concentração de gordura corporal.

Não foram encontradas diferenças entre meninos ou meninas, todos os bebês tiveram resultados semelhantes. Além disso, também não foram identificados perigos de refrigerantes sem açúcar.

Com os resultados, os médicos evidenciaram a importância de fazer um acompanhamento com um nutrólogo associado ao pré-natal. Uma vez que a alimentação da mãe pode afetar a criança a curto e longo prazo.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Filhos de grávidas que tomam refrigerante correm mais risco de obesidade - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


VivaBem