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Nova pesquisa da Unesp afirma que suco de laranja é aliado da dieta, sim

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Um copo de laranja de 250 ml tem cerca de 110 kcal Imagem: iStock

Maria Júlia Marques

Do UOL, em Sćo Paulo

12/07/2017 04h10

Tem gente que tem receio de tomar suco de laranja natural durante a dieta, por achar que pode ser muito calórico e afastar do foco do emagrecimento. Porém, uma pesquisa publicada no jornal científico Nutrition e feita pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) mostrou que essa associação está errada.

Além de não engordar, o suco natural de laranja torna a dieta nutricionalmente mais rica e reduz fatores metabólicos da obesidade que podem levar a doenças do coração e diabetes tipo 2.

O estudo acompanhou 78 pessoas obesas, que foram divididas em dois grupos. O primeiro foi o grupo Dieta, que recebeu um plano alimentar com restrição de quilocalorias por dia para perda de peso e tinha como opção de lanche da tarde e da manhã um iogurte ou uma fruta não cítrica.

O segundo era o grupo Suco de Laranja, que ingeria o mesmo número de calorias, mas substituía o lanche da manhã e da tarde por duas doses --de 250 ml cada-- de suco de laranja natural e sem açúcar.

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“Antes da pesquisa os grupos consumiam cerca de 2.500 kcal por dia e cortamos 500 kcal dessa porção. A dieta foi leve, saudável e feita por 12 semanas. Eles tinham acompanhamento de duas nutricionistas para balancear o cardápio e a diferença principal era o suco”, explica Thais Cesar, doutora em alimentos da Unesp que coordenou o estudo pela Escola de Ciências Farmacêuticas.

Os resultados mostraram que quem tomou o suco não engordou. Ambos os grupos tiveram a mesma perda de peso (uma média de 6 kg por pessoa), além de redução de massa gorda e percentual de gordura corporal. Também foram registradas reduções da circunferência da cintura e do quadril nos participantes dos dois grupos.

E quem manteve o suco de laranja no cardápio ainda foi beneficiado, de acordo com esta pesquisa. Aqueles que não abandonaram a fruta potencializaram a redução dos níveis de glicose, insulina, triglicerídeos, colesterol total e LDL (colesterol ruim), favorecendo a saúde do corpo no geral.

“Mostramos que não faz sentido demonizar o suco pelas calorias. Um copo de suco de laranja de 250 ml tem cerca de 110 kcal e promove a sensação de saciedade, é rico em potássio e em vitamina C”, complementa Thais. “É uma caloria boa, que provamos que não engorda e ainda te enche de nutrientes”, acrescenta.

O estudo ainda mostrou que aqueles que tomavam os dois copos de suco tiveram cinco vezes mais ingestão de vitamina C e o dobro de ácido fólico --vitamina originária do complexo B-- quando comparados com os participantes que foram privados de laranja. Resumindo, mesmo em dieta, está liberado espremer umas laranjas e saborear o suco sem peso na consciência.

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