VivaBem

Yoga que conquistou Mariana Ximenes lembra dança e tem acrobacias aéreas

Mariana Bueno

Colaboração para o UOL

27/06/2017 04h00

Se você curte uma atividade física que não tem nada de monotonia, a acro yoga pode te conquistar. A prática une os benefícios da yoga tradicional – como autocontrole, postura e respiração – com elementos da acrobacia – como saltos, giros e inversões. A atriz Mariana Ximenes é uma das praticantes da modalidade e sempre faz posts das suas aulas no Instagram .

 

A post shared by Mariana Ximenes (@marixioficial)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

on


Realizada em grupo

A principal característica dessa prática são os movimentos fluidos de uma postura para a outra, em um ritmo constante, como uma dança. Enquanto a yoga é individual e com posturas somente no chão, a acro yoga é realizada em grupo, a partir de duas pessoas ou mais, com movimentações aéreas e acrobáticas, em suspensão.

"O foco da yoga tradicional é mais voltado para a introspecção e o autoconhecimento, já a acro yoga desenvolve habilidades físicas, consciência corporal e interatividade”, explica a terapeuta psicocorporal e instrutora de acro yoga Elaine Lilli, da Acro Yoga Brasil,.

Benefícios da acro yoga

As regiões do corpo que são mais trabalhadas com a acro yoga são braços, pernas, coluna vertebral e abdômen. E, como é uma modalidade de alta intensidade, vai ajudar a fortalecer e definir a musculatura. Cada aula dura entre 1 e 2 horas e a indicação é que seja feita de duas a três vezes por semana.

"Com um mês de aula nesse ritmo já é possível notar as melhorias no corpo”, afirma a professora Elaine.

Além disso, há muitos outros benefícios, como o aumento da flexibilidade e do equilíbrio; maior controle do próprio corpo, com a realização de movimentos cada vez mais complexos; criatividade e sensação de liberdade e prazer; além de estimular a confiança. “Na prática da acro yoga ninguém está no controle e ambos têm a responsabilidade um pelo o outro. É visível quando um participante conduz e, no decorrer da prática, ele passa a ser conduzido”, conta. 

 

 

A post shared by Mariana Ximenes (@marixioficial)

 

 

 

 

 

 

 

on

 

Dicas para quem quer começar

A acro yoga é indicada para todas as pessoas com boas condições de saúde física e que não apresentem lesões que comprometam as articulações ou ligamentos. Há níveis para iniciante, intermediário e avançado e não é necessário ter experiência na yoga. Pode ser praticada por crianças a partir dos quatro anos de idade e não tem idade limite.

Como ainda não há muitos professores dessa prática no Brasil, antes de começar as aulas é necessário pesquisar e saber a escola onde o professor for formado, além de fazer uma aula experimental para conhecer melhor o método.

O instrutor de acro yoga Marcelo Ferreira, do Instituto União/Asham Brasil, explica também que a modalidade funciona bem com quem gosta de testar os limites e de trocar experiências com o grupo. “A acro yoga é ideal para pessoas que gostam de desafios, que buscam performance física, gostam de se comunicar e interagir e preferem uma atividade mais dinâmica realizada ao ar livre”, finaliza.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais VivaBem

Topo