Topo

Dor após os exercícios? Investigue se não é hérnia, como no caso de ex-BBB

Ariadna Arantes precisou passar por uma cirurgia - Reprodução/Instagram
Ariadna Arantes precisou passar por uma cirurgia Imagem: Reprodução/Instagram

Vivian Ortiz

Do UOL

31/03/2017 17h52

A ex-BBB Ariadna Arantes recebeu alta nesta sexta-feira (31) após ser internada e passar por uma cirurgia de hérnia de disco cervical na Itália, onde mora atualmente. Em entrevista ao UOL, ela explica que começou a ter dores após contratar uma personal trainer e voltar a malhar.

"Eu não sei dizer se a culpa foi dela, mas, mesmo eu avisando que não queria fazer crossfit, precisei completar uma aula com esses exercícios", diz. Segundo Ariadna, o fato de ter levantado uma bola de 30kg durante o treino piorou seu quadro.

Ela explica que, no mesmo dia em que voltou a malhar, havia mudado de casa e achou que o desconforto no pescoço era culpa do travesseiro e do colchão novos. "Daí, voltei a usar os antigos e continuei malhando", explica.

Por volta da quarta aula, Ariadna conta que a dor passou a ser um pouco abaixo do pescoço. Apesar de ser difícil de suportar, ela ainda assim continuou malhando. "Na sexta aula eu não aguentei e fui embora. Dormi e acordei com uma dor horrível no ombro, que lembrava uma facada e ardia muito, além do braço pesado", conta.  

Nessa altura, braços e costas também começaram a doer. Após muito sofrer, ela procurou o hospital e foi encaminhada para uma ressonância, que finalmente descobriu um problema nas vértebras C5 e C6. "Na verdade, acho que já tinha essa hérnia porque me lembro de sentir no meu braço há algum tempo", conta ela, que atualmente trabalha como maquiadora.

Após passar dois dias internada, Ariadna explica que foi proibida de pegar pesos e fazer exercícios pelo menos pelo próximo mês, além de ser obrigada a usar um colar cervical rígido pelo mesmo tempo.

Problema pode acontecer com qualquer um

O médico Roberto Debski, especialista em Medicina Integrativa--segmento da medicina que reúne terapias como acupuntura, homeopatia, yoga, etc.--, explica que o problema surge quando o disco que fica entre as vértebras e serve como amortecedor, ou proteção para evitar um trauma entres elas, sofre alguma lesão. "A grosso modo, essa espécie de 'almofadinha' entre as vértebras que um pedaço se rompe, comprime a medula e as estruturas nervosas, causando dor".

Entre os sintomas de uma hérnia de disco, estão dor na região cervical e lombar. "Quando é uma hérnia cervical, geralmente a dor é no pescoço e irradia para o braço. Já quando é uma hérnia lombar, a tendência é irradiar para a perna", explica.

Apesar do caso de Ariadna ter sido cirúrgico, a tendência são os médicos aplicarem tratamentos clínicos, como medicações, fisioterapia, acumputura, ou RPG (Reeducação da Postura Global). Também podem aconselhar a prática de natação, hidroterapia, ou ainda o uso de fitoterapia e homeopatia. "São vários ações que, se feitas em conjunto, podem ajudar bastante o paciente", explica. Na maioria dos casos, segundo o médico, a pessoa vai melhorando e sai da crise.

Com ou sem cirurgia--a necessidade é avaliada pelo médico--, é necessário tomar cuidado para sempre. Dependendo do grau da hérnia que a pessoa possui, de acordo com Debski, não poderá mais carregar tanto peso, além de ser aconselhável parar de praticar esportes de impacto, como corrida, que sobrecarregam a coluna.