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Inspiração pra fazer da atividade física um hábito

De repente sarado: veja como Chay Suede mudou o corpo em um mês

Reprodução/Instagram
Chay Suede chamou atenção no Instagram pelos braços musculosos Imagem: Reprodução/Instagram

Thamires Andrade

Do UOL

17/03/2017 13h10

Chay Suede tem surpreendido seus seguidores no Instagram ao postar fotos nas redes sociais em que aparece mais musculoso e com as veias saltadas. O motivo? Há um mês o ator tem se dedicado aos treinos de crossfit, modalidade criada nos Estados Unidos para treinar soldados do exército, policiais e bombeiros.

Hoje em dia, a modalidade é uma febre no Brasil e tem ganhado cada vez mais adeptos que gostam de "superar os próprios limites". "Antes de chegar no box, o Chay já estava correndo na lagoa e fazendo algumas aulas particulares de levantamento olímpico, então, quando ele começou a treinar mais forte e regularmente no box, os resultados apareceram muito rápido", explica Natália Kostek, coordenadora técnica do CrossFit JB, box em que o ator treina.

Natália conta que o ator faz muitos exercícios de força, como o levantamento olímpico e o levantamento básico, além de atividades com a barra e o kettlebell. "Ele também gosta muito de condicionamento físico. Então, faz remo, corre, pula corda, tudo para ter um gás na capacidade aeróbica", conta.

 

bom dia, amanhã já é bahia ?

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Aula em três partes

As aulas de crossfit do box que o ator frequenta duram uma hora e são divididas em três partes. A primeira consiste no aquecimento, enquanto a segunda é a parte técnica e de força da aula em que algum movimento diferente é ensinado aos alunos. "Ensinamos o levantamento terra, por exemplo, e aí vamos corrigindo a postura dele para, depois, aumentar a carga e fazer séries de força, como na musculação mesmo", fala.

Na sequência é a última parte da aula, o wod, também conhecido pelos crossfiteiros como "work out of the day" (atividade do dia, em livre tradução), em que o professor liga o cronômetro e os alunos devem fazer uma tarefa com exercícios de força e condicionamento físico. "A carga nessa parte da aula é reduzida e pedimos para que os alunos façam o maior número de repetições possíveis da sequência de exercícios dada durante 13 minutos. Cada dia é uma atividade diferente. Hoje, por exemplo, ele fez levantamento terra, remou, fez o wall ball [jogar uma bola pesada acima da cabeça na parede] e depois flexão de braço", conta.

Benefícios

Os principais benefícios da modalidade, segundo Natália, é que, por ser de alta intensidade, o ganho de condicionamento físico é muito superior ao de outras atividades. "Ter que fazer os exercícios em determinado tempo exige que os alunos ultrapassem os limites. Como o condicionamento físico é maior, os resultados corporais também aparecem mais rápido. Há um aumento na massa magra, diminuição da massa gorda e os alunos costumam ficar mais definidos", explica.

Outra consideração de Natália é que o crossfit trabalha outros componentes que não são trabalhados na musculação, como flexibilidade, coordenação e equilíbrio. “O Chay pode aproveitar esses ganhos para o personagem dele, já que ele fica mais ágil e tem mais disposição para aguentar os ritmos puxados das gravações”, conta.

 

um morto muito louco

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Contraindicação?

Segundo a coordenadora técnica do CrossFit JB, não existe uma contraindicação para fazer a atividade, mas o ideal é que todo novo aluno consulte um médico antes de iniciar as aulas para que o professor possa adaptar os treinos, caso ele tenha alguma condição de saúde. "Tenho aluno de 70 anos com hérnia de disco, outro com necessidade especial e com a coordenação motora afetada. O crossfit é uma atividade inclusiva", explica.

Com esse diagnóstico em mãos, Natália explica que é possível adaptar os treinos para todos. “Se o aluno tem pressão alta, não poderá ficar muito tempo em isometria, por exemplo. Se tem uma lesão no joelho, a amplitude de alguns exercícios, como o agachamento, terá que ser menor. Dá para trabalhar adaptado”, fala.

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Não pode correr por causa do impacto? Veja boas opções de treino aeróbico

Quando falamos em treinos para emagrecimento, logo vem na cabeça a corrida, certo? E realmente a corrida tem uma eficiência incrível em queimar aquelas gordurinhas. E como aquelas pessoas que sentem dores fortes principalmente nos joelhos podem praticar algum exercício que a leva a perder peso e melhor seu condicionamento físico? Se você é uma dessas pessoas, hoje vou passar pra você opções muito simples e tão eficazes quanto a corrida. Toda academia, seja grande ou aquela academia pequena de prédio tem uma bicicleta ergométrica, e na maioria das vezes ninguém utiliza a pobre coitada, a preferência total é pras esteiras. Essa bicicleta indoor pode proporcionar uma queima calórica tão alta quanto a corrida, tudo depende do quanto de esforço você vai aplicar no treino. E pra você que sente dores durante exercícios de impacto fique tranquilo, com o ajuste correto essa bike vai te deixar muito confortável para pedalar sem dores, e ainda promover um possível diminuição das dores, dependendo do seu caso clínico de dores. E o que é mais legal, todas as bikes, exceto aquelas de spinning, já vem com programas de treino prontos, então você pode escolher qual será o estimulo que será aplicado na sua sessão do dia. É uma questão de empenho pra gerar desempenho. Então, sem dores nos joelhos, boas calorias queimadas promovendo também um fortalecimento muscular. Outra boa opção pra quem não pode treinar com impacto é o transport, ou elíptico. Talvez poucos conheçam por nome, mas é um aparelho altamente eficiente na queima calórica, além de que estimula muito a musculatura dos membros inferiores. Esse transport é aquele exercício que parece que está esquiando, com os dois braços de apoio que parecem com duas antenas. Então esse aparelho estranho tem muitos benefícios a trazer pra você que não pode correr. Além de ter os mesmo programas das bikes, como variação de carga simulando subidas, você pode ter uma variação de velocidade, ou até mesmo os dois juntos, tudo depende do programa selecionado e também do seu esforço durante a sessão, esse aparelho permite que os braços sejam estimulados durante o treino, o que torna sua sessão mais intensa ainda. Olha ai, duas opções muito simples que são altamente eficientes que vão te ajudar a treinar pesado sem se preocupar com as dores. Agora aproveita as dicas, vai lá pra sua academia e quebra tudo.

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