Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito

Ator que faz o Thor no cinema treina pesado amarrado a elásticos

Adriana Nogueira

Do UOL

14/03/2017 16h21

O ator australiano Chris Hemsworth, que ficou famoso por interpretar o personagem Thor nos cinemas, usou sua conta no Instagram para mostrar em vídeo um pouco do treino que o faz ter um corpo trincado. Na gravação, que até a publicação desta reportagem teve 2,4 milhões de visualizações, ele aparece se exercitando preso a um elástico.

Segundo Gilberto Coelho, especialista em fisiologia do exercício pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e professor de educação física da Faap (Fundação Armando Alvares Penteado), a modalidade é interessante para diversificar a rotina de treino desde que os movimentos sejam executados corretamente.
 

 

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Uma publicação compartilhada por Chris Hemsworth (@chrishemsworth)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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“A pessoa precisa manter a tensão do elástico ao executar os exercícios. Daí ela consegue ganhar força e potência muscular. Mas se o elástico estiver frouxo é a mesma coisa que malhar sem ele”, afirma Coelho.

Para o especialista em fisiologia, qualquer pessoa, mesmo que iniciante, pode se exercitar dessa maneira desde que sob a orientação de um profissional de educação física. “Um idoso pode tirar benefício do elástico, desde que a prática seja adaptada para a condição física dele.”

“O problema é querer reproduzir movimentos como os do ator em casa, seguindo o vídeo. O risco de lesão muscular e nas articulações –dos ombros e dos cotovelos— é grande”, afirma Coelho.

Para o ortopedista Orlando Righesso Neto, membro titular da SBC (Sociedade Brasileira de Coluna), o uso de elástico deveria ficar restrito a praticantes mais experientes. "Além do risco de lesão muscular, se o paciente tiver uma hérnia de disco [quando discos intervertebrais saem da posição normal e comprimem as raízes nervosas da coluna vertebral] pequena pode acabar aumentando o volume dela", declara o especialista.

Ao executar os movimentos presos ao elástico –de forma correta e mantendo a tensão dele— o gasto calórico é maior do que o mesmo exercício sem a contenção. “Mas a definição do corpo do ator não vem só de ele se exercitar com o elástico. No vídeo mesmo, ele mostra que faz atividades aeróbicas, como bicicleta ergométrica, e musculação”, diz o fisiologista Gilberto Coelho.

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Não pode correr por causa do impacto? Veja boas opções de treino aeróbico

Quando falamos em treinos para emagrecimento, logo vem na cabeça a corrida, certo? E realmente a corrida tem uma eficiência incrível em queimar aquelas gordurinhas. E como aquelas pessoas que sentem dores fortes principalmente nos joelhos podem praticar algum exercício que a leva a perder peso e melhor seu condicionamento físico? Se você é uma dessas pessoas, hoje vou passar pra você opções muito simples e tão eficazes quanto a corrida. Toda academia, seja grande ou aquela academia pequena de prédio tem uma bicicleta ergométrica, e na maioria das vezes ninguém utiliza a pobre coitada, a preferência total é pras esteiras. Essa bicicleta indoor pode proporcionar uma queima calórica tão alta quanto a corrida, tudo depende do quanto de esforço você vai aplicar no treino. E pra você que sente dores durante exercícios de impacto fique tranquilo, com o ajuste correto essa bike vai te deixar muito confortável para pedalar sem dores, e ainda promover um possível diminuição das dores, dependendo do seu caso clínico de dores. E o que é mais legal, todas as bikes, exceto aquelas de spinning, já vem com programas de treino prontos, então você pode escolher qual será o estimulo que será aplicado na sua sessão do dia. É uma questão de empenho pra gerar desempenho. Então, sem dores nos joelhos, boas calorias queimadas promovendo também um fortalecimento muscular. Outra boa opção pra quem não pode treinar com impacto é o transport, ou elíptico. Talvez poucos conheçam por nome, mas é um aparelho altamente eficiente na queima calórica, além de que estimula muito a musculatura dos membros inferiores. Esse transport é aquele exercício que parece que está esquiando, com os dois braços de apoio que parecem com duas antenas. Então esse aparelho estranho tem muitos benefícios a trazer pra você que não pode correr. Além de ter os mesmo programas das bikes, como variação de carga simulando subidas, você pode ter uma variação de velocidade, ou até mesmo os dois juntos, tudo depende do programa selecionado e também do seu esforço durante a sessão, esse aparelho permite que os braços sejam estimulados durante o treino, o que torna sua sessão mais intensa ainda. Olha ai, duas opções muito simples que são altamente eficientes que vão te ajudar a treinar pesado sem se preocupar com as dores. Agora aproveita as dicas, vai lá pra sua academia e quebra tudo.

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