VivaBem

Jovem fica completamente careca por conta de intolerância à lactose

Arquivo Pessoal
Imagem: Arquivo Pessoal

Denyse Godoy

Colaboração para o UOL

09/03/2017 04h00

Foram quatro anos de muito mistério e angústia. Por todo esse tempo, a estudante de direito Caroline Silva Casquer, 22, sofreu com a queda de cabelo. Ficou completamente careca por duas vezes e passou por muitos médicos, entre dermatologistas, alergistas e até oncologista, além de realizar diversos tipos de exames, até descobrir o motivo da perda dos fios: intolerância à lactose.

“No começo caíram os fios da área da nuca”, conta Caroline. “Como eu tinha muito cabelo, não percebia, porque vivia com ele solto. Até que começaram a cair os cabelos na frente, bem onde começa a testa. Então, percebi que poderia ser um problema. E em pouco tempo caíram os fios da cabeça toda. Em menos de seis meses estava sem nenhum cabelo, fiquei careca. Foi tudo muito rápido!”

Quando a queda foi total, Caroline revela que o desespero bateu. Mesmo com ajuda médica, o mistério continuava, pois todos os exames davam negativos e ninguém descobria o que provocava a queda do cabelo. “Mesmo feliz por ver que os testes não davam nada, questionava se não era coisa da minha cabeça”, diz a estudante. “As pessoas também me perguntavam muito, sabe? Falavam que eu tinha um cabelo tão bonito... Senti uma depressão”.

Além da perda dos fios, a jovem emagreceu 25 kg, passando dos 70 kg para os 45 kg. Ela sentia fortes dores de estômago, tinha diarreias, falta de apetite  -- esses já eram sinais da intolerância à lactose. “Certo dia, estava passeando no shopping e uma mulher veio me perguntar se eu tinha câncer. Foi difícil ouvir aquilo”, lembra.

O tempo foi passando, o cabelo de Caroline crescia um pouco e voltava a cair. Sem mais esperanças, ela desistiu de descobrir o que tinha. Mas, há um ano, sua mãe marcou uma consulta com um médico ortomolecular, porque a jovem estava sentindo um cansaço fora do normal. “Fiz testes de alergia”, diz Caroline. “E minha intolerância à lactose deu muito alta. Comecei uma dieta sem lactose e só poderia comer alimentos naturais, nada industrializado. O médico queria desintoxicar meu corpo. Meu cansaço passou e, em menos de duas semanas, já não caía mais nenhum fio de cabelo. E começou a renascer como se fosse de bebê.”

Processo inflamatório

A médica Ana Carina Bertin, especializada em dermatologia e tricologia, explica que a intolerância à lactose ou a de qualquer outro alimento gera um processo inflamatório muito grande. “Os órgãos em geral ficam inflamados, inclusive o folículo piloso e o couro cabeludo, gerando a queda de cabelo”, explica. “Porém, com a desinflamação, o cabelo volta a ter a capacidade de se regenerar, crescer novamente e parar de cair.”

Perda dos fios em mulheres

Entre as causas mais comuns de queda de cabelo em mulheres estão as alterações hormonais, comum no pós-parto, na parada ou troca de pílula anticoncepcional, no ovário policístico, na menopausa, nos problemas de tireoide. Alguns medicamentos psiquiátricos, dietas muito restritivas, anemia, estresse físico, cirúrgico e emocional também são gatilhos, alerta a dermatologista Flávia Sternberg, especialista em doenças do couro cabeludo e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

“Todas as pessoas vão ter queda de cabelo de alguma forma ou em algum momento da vida”, diz Flávia. “A pessoa vai perceber quando a perda está além do normal. Na maioria dos casos, há tratamento. Quanto antes a pessoa buscar ajuda médica e identificar a causa, melhor será para tratar.”

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais VivaBem

Topo