Topo

Personal revela treino de 30 minutos que secou Bruno Gagliasso

O ator treina de quatro a cinco vezes por semana com Jamille - Reprodução/Instagram
O ator treina de quatro a cinco vezes por semana com Jamille Imagem: Reprodução/Instagram

Thais Carvalho Diniz

Do UOL

20/02/2017 04h01

"Qualquer coisa é melhor do que ficar parado". Com esse mantra em mente, a educadora física Jamille Farath tem feito discípulos do naipe de Bruno Gagliasso, um dos mais novos adeptos de seus treinos express. Sim, são sequências de 30 minutos criadas pela especialista em condicionamento físico, que deixou a cidade de Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo, em setembro de 2016, para morar no Rio de Janeiro. 

Jamille tinha um box de crossfit em Mogi e, no Rio, atua na mesma área em uma academia na zona oeste. Desde o início de janeiro, atua como personal trainer do galã para que ele cumpra seus três objetivos: 1) melhorar o condicionamento físico; 2) baixar o índice de gordura; 3) aumentar a massa muscular. Resumindo: ele quer perder peso e definir os músculos. "É difícil porque são objetivos diversos ao mesmo tempo. Mas não é impossível", contou Jamille em entrevista ao UOL. O básico, segundo ela, é manter o hábito de treinar e a alimentação saudável. 

No caso de Gagliasso, que tem uma vida agitada, a educadora física faz um agendamento semanal para conseguirem uma frequência de quatro a cinco vezes por semana --apenas meia hora, salvo os poucos dias que ele consegue um tempinho a mais. O mais comum é ele ter que correr atrás do tempo perdido. "Essa semana, por exemplo, ele estava em Nova York (Estados Unidos) e já perdemos mais de três dias. Então agora tenho que pegar no pé".

O segredo: treino intervalado 

O treino de 30 minutos do ator é com o método intervalado. Ele pratica estímulos fortes e fracos, com sobrecarga e o chamado descanso ativo, em que a pessoa faz algum exercício entre as séries. Mas a sequência nunca se repete de um dia para o outro. "Obviamente monto o treino de hoje com base no que foi feito ontem, mas os estímulos têm que ser sempre diferentes para não ficar fácil. Precisam existir elementos dificultadores --mas executáveis-- para que o gasto energético seja maior".

Outro ponto para definir o próximo treino é a autoavaliação diária que Bruno faz para ela. "Converso sobre como ele está se sentindo, o que comeu no dia anterior...".

Gagliasso treina com Jamille desde o início do ano - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Gagliasso treina com Jamille desde o início do ano
Imagem: Reprodução/Instagram

Ah, e o descanso ativo não necessariamente é aeróbio, tipo corrida. "O Bruno faz mais bicicleta, remo, abdominal, agachamento e flexão. Mas pode fazer um exercício para ombros com halter, por exemplo. Posso fazer o que quiser", diz ela. A grosso modo, o que importa é se exercitar 30 minutos sem parar.

Desde que iniciaram o trabalho, há dois meses, o ator já perdeu 3 cm de cintura e 4 kg. Jamille conta que não existe uma cobrança sobre as medidas e o peso, mas uma avaliação a cada período, que dura três meses. Ela pede que o aluno tire uma foto antes de iniciar e se pese na balança de casa. Depois, os dois fazem a comparação.

Apesar de insistir na peridiocidade, a coach em crossfit diz que não é carrasca. "Não pode sofrer por não comer. Às vezes, ele chega e me conta que ganhou um bolo, por exemplo, e não resistiu. Tudo bem. Só peço que depois dessas escorregadas faça uma alimentação mais limpa, até para ajudar na eficácia das atividades".

Meia hora: yes, please!

Segundo Jamille, existem vários sistemas de treinamento --com intensidade e divisão de tempo diferentes-- que trazem resultados com a prática de meia hora. Não dá para estabelecer uma fórmula matemática, mas, com um profissional supervisionando, esses 30 minutinhos dão, sim, resultado. "Se você não faz nada, 30 minutos é uma vitória. Se é esse o tempo disponível, como no caso do Bruno, invista nisso". 

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda 150 minutos semanais (30 minutos diários) de atividade moderada a intensa --quando você sente que o exercício exige esforço-- para adultos entre 18 e 64 anos. Jamille resume bem o que isso significa: "Os benefícios comprovados com esse tempo de prática acabaram com a famosa desculpa 'não tenho tempo'".

Veja o ator "sofrendo" com a personal: