Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito

Para manter a forma, Amanda Françozo aposta em dieta que separa proteína e carboidrato

Thamires Andrade

Do UOL, em São Paulo

30/10/2012 07h00

Amanda Françozo é referência de saúde e corpo em forma. A apresentadora do programa "Estilo e Saúde", da Record, tem uma barriga sequinha e sempre ocupa o posto de madrinha de bateria de escolas de samba de São Paulo. Além da boa genética, que facilita a perda de peso, a morena aposta em uma dieta ortomolecular que separa proteínas e carboidratos para manter o corpo sequinho.

Apesar da preocupação com a saúde, a apresentadora não é "neurótica" por dietas. "No final de semana eu saio um pouquinho, como pizza, sorvete e o que tiver vontade; já perto de algumas datas, como o Carnaval, eu sigo religiosamente", confessa a morena, que aposta no pão com azeite no café da manhã, e no peixe com salada na hora do almoço.

A apresentadora evita refrigerantes, frituras, maionese e açúcar. "Como não gosto de chocolate e não sou maluca por doces, isso não é uma tarefa muito difícil pra mim", confessa a apresentadora, que admite ser uma exceção entre as mulheres. Para ela, os alimentos introduzidos por sua mãe na infância contribuíram para a boa forma. "Desde pequena comia verduras e legumes e evitava os salgadinhos", explica.

Viciada em exercícios

Mesmo quando fica distante da academia, a morena não deixa de praticar alguma atividade física. "É um vício benéfico que eu tenho. Sempre faço alguma coisa, nem que seja uma caminhada no parque, e assim sinto uma sensação de dever cumprido", revela. Até mesmo em viagens ela faz algum exercício, para não perder o condicionamento.

Amanda treina quatro vezes por semana com a personal trainer Heloisa Teixeira, que varia os exercícios para deixar a atividade mais agradável. "O treino dela se divide em dois (treino A e treino B), e ela trabalha todos os grupos musculares; mas três meses antes do Carnaval eu faço algumas mudanças e aumento os exercícios aeróbicos para aumentar a resistência cardiovascular", explica Teixeira. 

A apresentadora se dedica, pois sabe que é preciso ter força para desfilar na avenida. "No Carnaval não é só o corpo, é preciso condicionamento, pois não adianta estar toda definida e não conseguir sambar muito do início ao fim do desfile", afirma.
 

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Não pode correr por causa do impacto? Veja boas opções de treino aeróbico

Quando falamos em treinos para emagrecimento, logo vem na cabeça a corrida, certo? E realmente a corrida tem uma eficiência incrível em queimar aquelas gordurinhas. E como aquelas pessoas que sentem dores fortes principalmente nos joelhos podem praticar algum exercício que a leva a perder peso e melhor seu condicionamento físico? Se você é uma dessas pessoas, hoje vou passar pra você opções muito simples e tão eficazes quanto a corrida. Toda academia, seja grande ou aquela academia pequena de prédio tem uma bicicleta ergométrica, e na maioria das vezes ninguém utiliza a pobre coitada, a preferência total é pras esteiras. Essa bicicleta indoor pode proporcionar uma queima calórica tão alta quanto a corrida, tudo depende do quanto de esforço você vai aplicar no treino. E pra você que sente dores durante exercícios de impacto fique tranquilo, com o ajuste correto essa bike vai te deixar muito confortável para pedalar sem dores, e ainda promover um possível diminuição das dores, dependendo do seu caso clínico de dores. E o que é mais legal, todas as bikes, exceto aquelas de spinning, já vem com programas de treino prontos, então você pode escolher qual será o estimulo que será aplicado na sua sessão do dia. É uma questão de empenho pra gerar desempenho. Então, sem dores nos joelhos, boas calorias queimadas promovendo também um fortalecimento muscular. Outra boa opção pra quem não pode treinar com impacto é o transport, ou elíptico. Talvez poucos conheçam por nome, mas é um aparelho altamente eficiente na queima calórica, além de que estimula muito a musculatura dos membros inferiores. Esse transport é aquele exercício que parece que está esquiando, com os dois braços de apoio que parecem com duas antenas. Então esse aparelho estranho tem muitos benefícios a trazer pra você que não pode correr. Além de ter os mesmo programas das bikes, como variação de carga simulando subidas, você pode ter uma variação de velocidade, ou até mesmo os dois juntos, tudo depende do programa selecionado e também do seu esforço durante a sessão, esse aparelho permite que os braços sejam estimulados durante o treino, o que torna sua sessão mais intensa ainda. Olha ai, duas opções muito simples que são altamente eficientes que vão te ajudar a treinar pesado sem se preocupar com as dores. Agora aproveita as dicas, vai lá pra sua academia e quebra tudo.

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