Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito

Prestes a posar para Sexy, Fabiana Mama do BBB 12 mostra treino manter a forma

Thamires Andrade

Do UOL, em São Paulo

29/06/2012 07h00

Fabiana Teixeira, a Mama do BBB 12, deixou muitas mulheres de queixo caído ao revelar que já era mãe e, mesmo sem ser uma atriz global, mantinha um corpão de dar inveja em até mesmo quem nunca teve filhos. Prestes a posar nua para a revista Sexy, a loira treina três vezes por semana e segue uma alimentação balanceada para manter a boa forma.

Fabiana tem de agradecer a boa genética. Isso porque a loira come de tudo e não ganha peso. "Eu engordei 11 quilos durante a gravidez, mas três meses depois eu já tinha emagrecido ainda mais do que isso", conta a empresária, que resolveu buscar a academia depois do nascimento do filho para ter uma melhor qualidade de vida e manter um corpo legal.

Mesmo sem acompanhamento de nutricionista, a Mama tomou os devidos cuidados com a alimentação, mas garante que não passa vontade para seguir uma dieta regrada. "Cortei a fritura e passei a comer tudo assado, troquei os refrigerantes por sucos, chás e bebidas de soja e sempre como de 3 em 3 horas, optando por carboidratos integrais", explica.

Ao contrário dos frequentadores de muitas academias, Fabiana não vive em função dos exercícios. "Eu malho para viver e não vivo para malhar. Eu gosto de praticar exercício porque me faz bem e depois eu posso comer o meu docinho com a consciência tranquila", revela a loira, que tem o petit gateau como sua sobremesa preferida.

Treino

Fabiana treina há quatro anos, mas, depois de uma lesão no joelho, sentiu a necessidade de contar com a ajuda de um personal trainer para aprender a executar os exercícios corretamente.

A Mama é instruída pelo preparador físico Francisco Camargo Jr., que segue programa proposto pelo professor Waldemar Guimarães. "A ideia é se empenhar na intensidade total do exercício e não na quantidade de repetições que devem ser feitas", afirma.

O treino leva em consideração que quem pratica o exercício físico não é uma máquina, portanto um certo número de repetições pode funcionar para alguns, mas não terá um efeito tão positivo para outros.

A bela opta pelos treinos de musculação, pois como tem facilidade para emagrecer, perde muito peso ao praticar exercícios aeróbicos. "No BBB não tinha muito aparelho então eu fazia mais a parte aeróbica, que era a bicicleta e o transport", conta ela, que mesmo comendo de tudo na casa ainda conseguiu emagrecer durante o confinamento.

Antes do treino, Fabiana come algum carboidrato integral. Depois da atividade física, a bela toma um whey protein. "E quando eu treino também tomo caseína antes de dormir", conta.
 

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Quando falamos em treinos para emagrecimento, logo vem na cabeça a corrida, certo? E realmente a corrida tem uma eficiência incrível em queimar aquelas gordurinhas. E como aquelas pessoas que sentem dores fortes principalmente nos joelhos podem praticar algum exercício que a leva a perder peso e melhor seu condicionamento físico? Se você é uma dessas pessoas, hoje vou passar pra você opções muito simples e tão eficazes quanto a corrida. Toda academia, seja grande ou aquela academia pequena de prédio tem uma bicicleta ergométrica, e na maioria das vezes ninguém utiliza a pobre coitada, a preferência total é pras esteiras. Essa bicicleta indoor pode proporcionar uma queima calórica tão alta quanto a corrida, tudo depende do quanto de esforço você vai aplicar no treino. E pra você que sente dores durante exercícios de impacto fique tranquilo, com o ajuste correto essa bike vai te deixar muito confortável para pedalar sem dores, e ainda promover um possível diminuição das dores, dependendo do seu caso clínico de dores. E o que é mais legal, todas as bikes, exceto aquelas de spinning, já vem com programas de treino prontos, então você pode escolher qual será o estimulo que será aplicado na sua sessão do dia. É uma questão de empenho pra gerar desempenho. Então, sem dores nos joelhos, boas calorias queimadas promovendo também um fortalecimento muscular. Outra boa opção pra quem não pode treinar com impacto é o transport, ou elíptico. Talvez poucos conheçam por nome, mas é um aparelho altamente eficiente na queima calórica, além de que estimula muito a musculatura dos membros inferiores. Esse transport é aquele exercício que parece que está esquiando, com os dois braços de apoio que parecem com duas antenas. Então esse aparelho estranho tem muitos benefícios a trazer pra você que não pode correr. Além de ter os mesmo programas das bikes, como variação de carga simulando subidas, você pode ter uma variação de velocidade, ou até mesmo os dois juntos, tudo depende do programa selecionado e também do seu esforço durante a sessão, esse aparelho permite que os braços sejam estimulados durante o treino, o que torna sua sessão mais intensa ainda. Olha ai, duas opções muito simples que são altamente eficientes que vão te ajudar a treinar pesado sem se preocupar com as dores. Agora aproveita as dicas, vai lá pra sua academia e quebra tudo.

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