Topo

Sobe para 12 o total de casos confirmados de dengue tipo 4 em Roraima

Da Redação

27/09/2010 14h35

Subiu para 12 o total de casos confirmados de dengue tipo 4 em Roraima. A confirmação, divulgada pela Secretaria de Saúde do Estado, partiu do Instituto Evandro Chagas (IEC), de Belém (PA), depois de analisar 70 amostras. Em agosto, havia apenas três situações positivas aqui no Estado. Do total confirmado, 10 foram de Boa Vista e dois do Cantá (um na Vila Central e outro na sede administrativa).

As nove confirmações recentes foram encaminhadas pelo IEC no dia 23. Os casos de Boa Vista foram identificados nos bairros 13 de Setembro, Senador Hélio Campos, Dr. Silvio Leite e Jóquei Clube.

Dois técnicos do Ministério da Saúde (MS) estão em Boa Vista para acompanhar as ações de combate ao vetor. Segundo o gerente do Núcleo Estadual de Dengue e Febre Amarela, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Joel Lima, apesar de o número de casos de dengue 4 não ser elevado, é preocupante, porque essa doença pode se proliferar com o tempo.

Ações

Diante da problemática, as autoridades sanitárias decidiram intensificar as ações na Vila Central, com busca ativa e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Na sede do Cantá as atividades de limpeza, orientação e visita às residências foram feitas no mês passado.

Em Boa Vista, 140 agentes de endemias vão visitar as casas dos bairros 13 de Setembro, Senador Hélio Campos, Dr. Silvio Leite e Jóquei Clube, a fim de eliminar os criadouros e alertar aos moradores quanto o risco de proliferação da doença.

Segundo Lima, nesta etapa do trabalho não usaremos inseticidas e nem coletados sangue. “Vamos intensificar a busca e eliminação de criadouros. O uso de inseticida não será possível porque já aplicamos e depende de um prazo para nova aplicação”, justificou.

Total

Até o momento, foram confirmados 6.383 casos de dengue em Roraima. São 6.125 clássicos (incluindo os 12 do tipo 4), 181 com complicações, 77 com febre hemorrágica. No ano passado, de janeiro a setembro, foram confirmados 2.878 casos.