Topo

Alimentação

Ideias e informações para você comer melhor

Sal escondido: veja quanto sódio há em 10 alimentos processados

Suellen Lima/UOL
Imagem: Suellen Lima/UOL

Chloé Pinheiro

Colaboração para o VivaBem

08/06/2018 04h00

Menos de 5 gramas ou cerca de uma colher de chá de sal de cozinha por dia. Essa é a quantidade que devemos ingerir de sódio ao dia, total que equivale a cerca de 2g de sódio. Mas, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os brasileiros ultrapassam e muito este limite. São 12 gramas todos os dias, ou pouco mais de 4,8g de sódio.

O pior é que parte desta quantia a gente nem chega a ver. "A maioria dos alimentos processados contém uma quantidade relevante de sódio, adicionada tanto para preservar a duração dos alimentos quanto para dar sabor", explica Maria Fernanda D'Ottavio, nutricionista do HCor (Hospital do Coração).

Leia também:

Para a Organização Pan-Americana de Saúde, entidade da OMS, um produto industrializado pode ser considerado com muito sódio se ele tiver a proporção de 1mg do mineral para cada caloria. E essa conta é fácil de fazer no supermercado, uma vez que tanto a quantidade de sódio quanto o número de calorias deve estar descrito no rótulo dos produtos.

Veja a seguir alguns exemplos de processados e ultraprocessados e quanto sódio e sal eles carregam.

  • ARTE/UOL

    Refrigerante

    Eles até têm sódio, mas são 10mg em cada copo de 200ml. Ou seja, o equivalente a menos de 0,01 de uma colher de café de sal. Evite consumir por outros motivos, como o excesso de açúcar presente neles.

  • Arte/UOL

    Bolacha recheada

    Engana-se quem pensa que é só no salgado que está o sódio. Um pacote de biscoito recheado de chocolate leva 239mg do mineral, ou 0,3 colheres de café de sal.

  • ARTE/UOL

    Pão francês

    Uma unidade do pãozinho nosso de cada dia ostenta 324mg de sódio, ou cerca de meia colher de café de sal.

  • ARTE/UOL

    Macarrão instantâneo

    Um dos líderes do ranking. Uma unidade contém cerca de 1516mg de sódio, ou quase duas colheres de café de sal (1,89 o exato), mas varia conforme o sabor e a marca.

  • ARTE/UOL

    Caldo de carne

    Já deveria ter saído da dieta. Meio tablete carrega em média mais de 1000mg de sódio, ou 1,25 colheres de café de sal.

  • ARTE/UOL

    Lasanha congelada

    Uma bandeja de 600 gramas de lasanha à bolonhesa congelada pode ultrapassar os 2000mg, que deveríamos comer de sódio o dia todo. Em algumas marcas, chega aos 2200mg, ou quase três colheres de café de sal.

  • ARTE/UOL

    Nuggets

    Seis unidades do frango processado e empanado contém 624mg de sódio, ou 0,7 de uma colher de café de sal.

  • ARTE/UOL

    Sopa instantânea com macarrão

    Sopinha é mais saudável? Provavelmente não se ela vier em pó. O exagero na categoria é tanto que, para se ter ideia, uma colher e meia de sopa pronta sabor carne tem uma colher de café de sal!

  • ARTE/UOL

    Embutidos

    Toda a categoria é repleta de sódio, mas, para se ter ideia, o peito de peru, que tem fama de mais saudável, pode ter 700mg de sódio em três fatias, ou quase uma colher de café de sal.

  • Arte/UOL

    Molhos prontos

    O de tomate contém cerca de 370mg a cada 60g ou 2000mg na lata inteira. Ou seja, duas colheres e meia de café de sal. O shoyu, como muitos já suspeitam, também é salgado: 855mg a cada três colheres de chá do molho, o equivalente a pouco mais de uma colher de café de sal.