Topo

Alimentação

Ideias e informações para você comer melhor


Alimentação

Quer reduzir carboidratos sem perder pão e arroz? Aposte nessas sete trocas

iStock
Pizza de couve-flor é uma das opções Imagem: iStock

Sibele Oliveira

Colaboração para o UOL VivaBem

2019-06-10T04:00:00

10/06/2019 04h00

Os alimentos ricos em carboidratos são irresistíveis. Mas comê-los à vontade tem consequências: a primeira pode aparecer na balança. E a segunda, na própria saúde. Nem por isso devem ser tachados de vilões. Ao contrário, eles são necessários, desde que sejam consumidos com equilíbrio.

É importante lembrar que os carboidratos são macronutrientes essenciais à saúde. "Nosso sistema nervoso consome pelo menos 130 gramas de carboidratos na forma de glicose por dia", explica Camila Kümmel Duarte, professora do departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Eliminar totalmente os carboidratos não é uma boa ideia, sem eles, podemos ficar fracos e doentes.

Mas diminuindo-os da alimentação, reduzimos os picos de insulina no sangue, que é o hormônio que capta o açúcar sanguíneo e leva para as células para fornecimento de energia, o que pode ser útil para algumas pessoas. "Quanto maior for a presença de insulina no sangue, menos gordura corporal é utilizada como fonte de energia e mais essa gordura fica armazenada, ocasionando patologias como obesidade, resistência à insulina, diabetes e esteatose hepática", afirma Aline Richter, nutricionista clínica e vice-presidente da APAN (Associação Paulista de Nutrição).

Por isso as dietas com redução de carboidrato (dieta low carb) são interessantes para pessoas com resistência à insulina ou quem buscam emagrecer. Só procure um nutricionista antes de adotá-las por conta.

Menos carboidratos, mais vegetais

Uma das maneiras mais saudáveis de consumir menos carboidratos é substituí-los por legumes, verduras e frutas, que além de serem ricos em fibras, vitaminas e minerais, são fontes de antioxidantes. Aumentar a ingestão de vegetais não garante apenas saciedade, mas também ajuda no funcionamento intestinal, no controle glicêmico e lipídico da alimentação.

Se você precisa diminuir significativamente o consumo de carboidratos, não significa que terá que deixar de comer a maioria dos alimentos que gosta. É possível preparar as mesmas receitas apenas trocando ingredientes. Veja algumas ideias:

  • iStock

    "Arroz" de brócolis

    Quer "enganar" a fome e ganhar mais nutrientes? Experimente esse arroz falso feito com brócolis Leia mais

  • iStock

    "Risoto" de quinoa e abobrinha

    Quem diria que daria para trocar apenas o cereal e fazer um "risoto" saboroso e low carb? Leia mais

  • iStock

    Chips de rabanete

    A receita é simples de fazer e rende um snack que mata a vontade de batatinhas chips Leia mais

  • iStock

    Bolinho de vegetais e castanha de caju

    Nessa receita a linhaça e a castanha de caju fazem as vezes da farinha de trigo Leia mais

  • iStock

    Purê de rúcula

    Não, você não precisa de um carboidrato como base para fazer um purê. Veja receita simples. Leia mais

  • iStock

    Macarrão de cenoura ao molho de amendoim

    A técnica de usar vegetais no lugar do macarrão é conhecida, mas o molho faz toda a diferença no truque Leia mais

  • iStock

    Pizza de couve-flor

    A massa é levinha e você pode escolher o recheio de sua preferência Leia mais