menu

Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Movimento

Sete esportes para você praticar na praia e queimar até 800 calorias

iStock
Imagem: iStock

Fausto Fonseca

Colaboração para o VivaBem

2018-02-09T04:00:00

09/02/2018 04h00

Você é do tipo que quando vai à praia não consegue ficar só parado tomando sol? Pois há muitos esportes para fazer que vão ajudar a tornar seu dia na areia e no mar mais divertido, além de queimar muitas calorias e garantir vários benefícios para seu corpo. 

A seguir, preparamos uma lista com modalidades que podem ser praticadas tanto por quem é fera nos exercícios quanto por iniciantes.

Veja também

Detone gordura na areia e no mar

  • iStock

    Caiaque - 800 calorias por hora

    Além de ser uma ótima atividade aeróbica e aumentar sua resistência física, a modalidade fortalece os músculos. "Remar trabalha principalmente as costas, os braços, os ombros e o abdome", explica Allan Menache, educador físico e professor do Core 360 Treinamento Funcional, que já foi um dos responsáveis pela preparação física do campeão mundial de surfe Gabriel Medina.

  • iStock

    Futevôlei - 700 calorias por hora

    Correr, saltar e chutar a bola na areia fofa são movimentos intensos, ótimos para você queimar gordura. O esporte trabalha a parte aeróbica e os músculos. "A resistência proporcionada pela areia desenvolve principalmente a força nas pernas", diz Marcus Vinicius Grecco, chefe do departamento de educação física do Laboratório de Estudo do Movimento do Instituto de Ortopedia da Faculdade de Medicina da USP. Por ser praticado em um terreno instável, o futevôlei também melhora o equilíbrio.

  • iStock

    Tênis de praia - 650 calorias por hora

    Cada vez mais pessoas praticam o esporte nas areias do Brasil. Predominantemente aeróbica, a modalidade, que também é chamada de beach tennis, exige movimentos explosivos para alcançar e golpear a bola. Isso eleva a intensidade do exercício e estimula a queima de gordura. O tênis de areia ainda fortalece pernas, glúteos, abdômen, ombros e braços.

    Ao contrário do frescobol, no tênis de praia há disputa de pontos. A competição faz com que, inconscientemente, você se esforce mais durante o jogo --e gaste mais energia. As regras são parecidas com as do tênis de quadra.

  • iStock

    Slackline - 450 calorias por hora

    A ideia é simples: caminhar sobre uma fita elástica entre dois pontos fixos. Mas, não se engane, isso gera, sim, um grande desgaste físico. Principalmente quando você começa a ganhar experiência e arrisca algumas manobras. O slackline desenvolve equilíbrio, concentração, tempo de reação e coordenação motora. A modalidade trabalha todos os músculos, sobretudo os da região do abdômen, responsáveis por manter a estabilidade do corpo enquanto você anda na fita.

  • iStock

    Esqui aquático - 700 calorias por hora

    É um esporte de alta intensidade e predominantemente anaeróbico (como a musculação). Desenvolve força nos músculos dos braços, das costas e estabilizadores do tronco (como o abdômen). Também aumenta a resistência das pernas, que precisam trabalhar bastante para garantir o equilíbrio e a boa postura sobre os esquis.

    Ao contrário do que muitos pensam, conseguir ficar em pé não é a parte mais difícil desse esporte --isso acontece quase que naturalmente ao ser puxado pelo barco. O desafio mesmo é se equilibrar em movimento e segurar firme nos cabos para deslizar pela água por um longo tempo.

  • iStock

    Stand up paddle - 500 calorias por hora

    Sua prancha lembra a de surfe, mas a atividade geralmente é praticada em águas calmas --também dá para pegar ondas. Você usa um remo para movimentar a prancha no mar tranquilo e curtir o belo visual. Como já viu, remar trabalha a parte superior do tronco e fortalece, principalmente, braços e costas. Ao se equilibrar na prancha você ainda recruta bastante os músculos da perna e do abdômen.

  • iStock

    Corrida - 750 calorias por hora

    A instabilidade da areia fofa torna a atividade mais desgastante do que no asfalto. Movimentar-se no terreno macio exige muita força e resistência dos membros inferiores. Por isso, ao correr na praia, além de melhorar o condicionamento aeróbico, você fortalece coxas, panturrilhas e glúteos. A atividade ainda contribui para o ganho de equilíbrio e coordenação motora.

    * O gasto calórico dos esportes foi estimado para um homem com 70 kg. A energia gasta varia conforme peso do praticante e a intensidade da atividade física.

Fonte: Fontes: ; Allan Menache, preparador físico da Core 360°, especializada em treinamento funcional.