VivaBem

Pudim de chia é opção saudável para driblar vontade de doces; veja receitas

iStock
À esq., copo com o pudim de chia. À dir, apenas as sementes in natura Imagem: iStock

Do UOL

31/03/2017 04h00

O pudim de chia é uma ótima ideia de sobremesa ou ceia para quem quer manter a forma ou emagrecer. A receita é bem simples de ser feita: 3 colheres de sopa de chia já hidratada (basta colocar as sementes em um pouco de água filtrada); 200 ml de leite vegetal (de sua preferência) e 1 colher de sobremesa de mel. Para adoçar, também pode ser usado açúcar mascavo ou cristal, na mesma medida. Aí é só deixar na geladeira de um dia para o outro e pronto.

Considerada um superalimento, a chia ainda é rica em ômega 3, fósforo, cálcio, fibras, manganês, proteína. Quando misturada a líquidos, transforma-se em um gel hidratante que mantém os intestinos lubrificados, evitando a prisão de ventre e constipação. Possui ação anti-inflamatória e grande capacidade de absorção de glicose, ideal para a prevenção da diabetes e controle da insulina.

"A proteína também estimula enzimas responsáveis pela degradação de triglicérides e de ‘colesterol ruim’, o LDL. Também foi constatado que a chia atua na regulação dos níveis de leptina, aumentando assim a sensação de saciedade", explica a nutricionista Andrea Santa Rosa Garcia, membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional.

O consumo de 1 colher de sopa in natura ao dia já garante os seus benefícios. De acordo com a nutróloga Isabel Krempel, quando hidratada, é possível aumentar o consumo para 3 colheres de sopa. “A chia hidratada é melhor para a digestão, que fica mais fácil. E você consegue aproveitar melhor todos os nutrientes da semente."

A receita base do pudim de chia é simples, mas pode ser complementada de muitas maneiras. Basta procurar no Instagram pela hashtag #chiapudding para encontrar algumas variações que são de dar água na boca.

Maneiras de incrementar

  • Imagem: iStock
    iStock
    Imagem: iStock

    Com sementes de romã

    Basta jogar algumas sementes da fruta por cima do pudim. A romã é rica em vitaminas A, C e do complexo B, além de ser uma excelente fonte de ferro e cálcio, o que deixa a sobremesa ainda mais nutritiva.

  • Imagem: iStock
    iStock
    Imagem: iStock

    Com geleia

    Acrescente ao topo algumas colheradas da geleia de sua preferência. Outra opção é preparar uma calda de frutas. Clique no Leia Mais ao lado e aprenda a preparar uma calda de morango. Leia mais

  • Imagem: Reprodução/Instagram/@blondealexx
    Reprodução/Instagram/@blondealexx
    Imagem: Reprodução/Instagram/@blondealexx

    Com mousse de cacau

    Na verdade, aqui o pudim acabou virando uma tortinha com mousse de chocolate. Basta montar as camadas em uma forma de sua escolha. Clique no Leia Mais ao lado e aprenda uma receita de mousse de chocolate com inhame. Leia mais

  • Imagem: iStock
    iStock
    Imagem: iStock

    Com granola e frutas vermelhas

    Em um pote de vidro, vá acrescentando camadas de granola, pudim de chia e frutas vermelhas.

  • Imagem: Reprodução/Instagram/@sadichhashr
    Reprodução/Instagram/@sadichhashr
    Imagem: Reprodução/Instagram/@sadichhashr

    Com smoothie de manga

    O pudim ficou na base do copo, que foi completo com smoothie e decorado com rodelas de kiwi. Clique no Leia Mais ao lado e aprenda a fazer um smoothie de manga. Leia mais

  • Imagem: Reprodução/Instagram/@daria.radman
    Reprodução/Instagram/@daria.radman
    Imagem: Reprodução/Instagram/@daria.radman

    Com amêndoa e banana

    Aqui a sobremesa ficou bem caprichada, com rodelas de banana, granola e amêndoas.

  • Imagem: Reprodução/Instagram/@christineedis
    Reprodução/Instagram/@christineedis
    Imagem: Reprodução/Instagram/@christineedis

    Com iogurte

    Nesta receita, em vez de leite vegetal, foi usado iogurte de frutas vermelhas para hidratar a chia. Ao topo, algumas sementes de linhaça.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais VivaBem

Topo