Viva Bem

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito

Pouco tempo para malhar? Testamos o famoso treino HIIT e contamos como é

Gabriela Ingrid, Vivian Ortiz, Thamires Andrade e Maria Júlia Marques (da esq. para dir.) testam treino de alta intensidade imagem: UOL

Do UOL, em São Paulo

20/10/2017 04h15Atualizada em 20/10/2017 17h12

Os treinos de alta intensidade (HIIT) têm caído no gosto de quem frequenta a academia. Isso porque os resultados costumam ser mais rápidos e, além de tudo, poupam o tempo --já que a duração deles pode ser de meia hora e até menos. E para mostrar que não há preguiça na redação, quatro jornalistas do UOL testaram a nova aula da modalidade, da academia Smart Fit, e registraram a situação depois de tanto suor. 

Imagem: UOL

A atividade é coletiva e dura 30 minutos. Neste tempo, os participantes passam por um circuito intenso para promover a aceleração do metabolismo e da frequência cardíaca, gerando, assim, o emagrecimento. São seis rounds de diferentes atividades, que variam de acordo com cada aula. Os exercícios duram 30 segundos cada, com 15 segundos de descanso entre as estações. 

No dia que treinamos, os exercícios revezaram entre air bike, prancha abdominal com puxada lateral, salto grupado, desenvolvimento de ombros alternando o peso, abdominal reto segurando halter com braço estendido, agachamentos com peso e abdominal oblíquo alternado. Tudo acompanhado da supervisão de um professor. Vale ressaltar que para fazer exercícios de alta intensidade, é bom fazer um check-up da sua condição física. 

Cansou e emagreceu só de ler, né?

Relatos da redação

  • Imagem: UOL

    1. "Morta com farofa": Gabriela Ingrid, que de vez em nunca anda de bike

    A bicicleta foi minha arqui-inimiga. A professora insistia para chegarmos aos 300 watts [medição da bike], mas isso significava que o coração tinha que sair pela boca. Nos abdominais, pulos e movimentos com peso, fui melhor, mas achei que os pesos podiam cair na minha cabeça de tanto que tremi. A aula passou rápido e fiquei pilhada por mais meia hora depois do treino.

    Imagem: UOL

  • Imagem: UOL

    2. "Socorro, quase morri": Vivian Ortiz, a corredora da turma

    Achava que fazia o estilo "corro maratonas" e iria arrasar. Isso porque corro três vezes por semana e, nos dois dias que sobram, faço pilates. Mas a realidade não foi essa. A aula é dinâmica e, no meu caso, fiquei torcendo para acabar logo de tão exausta. Mas aguentei, porque a professora, que faz o estilo militar, dava broncas divertidas quando desistia. No fim, valeu bem a pena e eu super voltaria.

    Imagem: UOL

  • Imagem: UOL

    3. "Aguentei, mas é pesado": Thamires Andrade, que faz musculação e spinning

    Sou fã de HIIT e já tinha feito antes. O que mais gostei dessa aula é que o corpo não se acostuma com os exercícios e você sai com sensação de dever cumprido. Mas confesso que, do meio para o fim, começou a pesar. Sofri nos momentos que tivemos que pular entre os cones e fazer abdominais. Os gritos de incentivo da professora me ajudaram a seguir.

    Imagem: UOL

  • Imagem: UOL

    4. "Virei zumbi, mas um zumbi magro": Maria Júlia Marques, treina Muay thai

    Olha, aguentei até o fim, mas fui embora sonhando com minha cama. Senti tudo queimar: braço, perna, abdômen, até a alma... O meu momento "sofrência" foi na air bike. Ela parece amiga, até vem um ventinho na cara, mas é tenso. Nos exercícios com peso, tive que buscar forças desconhecidas para terminar. Resultado? Dor até para escovar os dentes no dia seguinte.

    Imagem: UOL

  • 5. Veredito final:

    A aula é boa para quem está interessado em malhar, mas não tem tempo. Basta meia hora de treino para você suar de verdade e sentir que trabalhou o corpo todo. A trilha sonora e o incentivo da professora garantem a animação do início ao fim. A desvantagem é que com a agilidade dos exercícios não dá tempo para a professora avaliar individualmente a postura durante os exercícios, então pode ser uma boa aprender os movimentos antes de se jogar no treino.

    Imagem: UOL

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao