Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor

6 coisas que (talvez) você não sabia que fortalecem a imunidade

iStock
Imagem: iStock

Maria Júlia Marques

Do VivaBem, em São Paulo

21/01/2018 04h01

Sempre que ficamos doentes com facilidade pensamos: “Nossa, minha imunidade deve estar baixa”. Mas você já pensou em como não sofrer com isso? Existem meios simples que mantêm a saúde em alta e evitam deslizes que causem um chato resfriado ou uma gripe pentelha.

O sistema imunológico funciona como um bom cão de guarda para o organismo. Ele fica atento a tudo que acontece no corpo e se detecta alguma bactéria, vírus ou parasita intruso age rapidamente para expulsá-lo. E não é apenas uma célula ou uma substância, o sistema é a união de glóbulos brancos, anticorpos, tecidos e outros soldados que criam um exército de proteção.

Para seu organismo ficar bem cuidado, potencialize o poder do sistema imunológico com estas dicas simples.

Fontes: Elie Fiss, diretor clínico da Cia. da Consulta e coordenador de pneumologia do Hospital Oswaldo Cruz, Claudio Roberto Gonsalez, infectologista do Hospital Villa-Lobos, da Rede D’Or São Luiz, Paulo Camiz, professor e clínico geral da USP (Universidade de São Paulo) e Hospital das Clínicas, e Alan Tiago Scaglione, nutricionista especialista em suplementação nutricional aplicada ao exercício pela USP.

Como fortalecer minha imunidade?

  • Imagem: iStock
    iStock
    Imagem: iStock

    Fuja do estresse

    Aprender a relaxar é um sonho e você precisa alcançar essa dádiva. Quando nos estressamos o corpo libera um hormônio chamado cortisol. Acontece que o cortisol tem como efeito reprimir e desgasta a imunidade. Quando você está passando por muito nervosismo e tensão, o corpo transborda cortisol e sua imunidade fica baixa, por isso é comum ficar doente depois de dar plantões ou fazer muitas horas extras. Ficar depressivo, amargurado e sobrecarregado faz com que o organismo use sua energia para outras funções e deixe o sistema imunológico de lado.

  • Imagem: iStock
    iStock
    Imagem: iStock

    Confie no seu crush

    Pode parecer a coisa mais aleatória que você já ouviu, mas a ansiedade sobre relacionamentos pode diminuir a sua imunidade. Uma pesquisa de Universidade Estadual de Ohio, nos EUA, mostra que as preocupações sobre relacionamentos íntimos e o grande medo de rejeição funcionam como estressores crônicos. Além de aumentarem os níveis de cortisol eles, diminuem o número de células T, importantes para defesa do sistema imune contra infecções.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Aproveite as noites de sono

    O sono tem uma forte influência reguladora nas funções imunes do corpo. Estudo publicado no European Journal of Physiology mostra que dormir bem facilita o extravasamento das células T, fortalecendo o sistema imunológico. Além disso, enquanto estamos sonhando o corpo está se recuperando de toda energia gasta durante o dia e esse descanso ajuda a recarregar nosso exército imunológico.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Tome sol

    A vitamina D é importante para o corpo e se expor ao sol é uma boa maneira de obter o nutriente. Estudos mostram que pessoas com deficiência de vitamina D são mais propensos a ter falhas no sistema imunológico. Por isso, tente sair um pouco de casa ou do escritório para sentir o sol na pele. Claro que não é para abusar, cerca de 20 minutos por dia com os braços expostos aos raios já traz benefícios. Normalmente uma alimentação balanceada também garante os níveis exatos de vitamina D.

  • Imagem: iStock
    iStock
    Imagem: iStock

    Tire o fast food da rotina

    Sinta o drama: quando você consome algo calórico e cheio de gordura, seu sistema imunológico reage à comida da mesma forma que atua quando há uma infecção bacteriana. Um estudo feito pela Universidade de Bonn, na Alemanha, mostrou que isso mexe com a nossa imunidade e pode até deixar o sistema de defesa do corpo mais agressivo com o passar do tempo. Ao comer um fast food o corpo rapidamente recruta um exército enorme e poderoso, e os mantém ativos por muito tempo. O sistema imunológico fica preparado para responder a pequenos estímulos com respostas inflamatórias mais fortes e com isso pode acelerar desenvolvimento de doenças vasculares ou diabetes tipo 2. Uma alimentação saudável é a melhor saída e contém todos os nutrientes que o corpo precisa para alimentar o exército imunológico.

  • Imagem: iStock
    iStock
    Imagem: iStock

    Malhe e fique preparado para atacar

    Olha que engraçado, o mesmo cortisol que, em excesso, deixa o sistema imune fraco pode ajudar se vier em conta gotas. Quando fazemos exercícios nosso corpo não entende exatamente para o que estamos nos preparando. Logo, lembra do passado primitivo e acha que com tanto esforço ou vamos entrar em uma luta ou vamos fugir. Durante a malhação liberamos cortisol em pequenas doses. O hormônio do estresse deixa o sistema imune em alerta, preparado para atacar e funcionando com força total. Depois de malhar, o organismo ainda estimula o sistema imunológico para que ele se torne mais forte e suporte melhor o próximo momento de estresse (no caso o treino seguinte). Assim, ficamos seguros.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog da Lúcia Helena
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog da Adriana Vilarinho
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
AFP
do UOL
Cintia Cercato
Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog da Lúcia Helena
do UOL
VivaBem
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
Blog do Maurício de Souza Lima
do UOL
BBC
do UOL
BBC
do UOL
Blog da Lúcia Helena
do UOL
Topo