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Considerado a "manteiga da natureza", abacate vira opção para torradas

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Abacate é opção mais nutritiva para a manteiga Imagem: iStock

Thamires Andrade

Do UOL

04/12/2016 07h20

Moda no Instagram, a hashtag #avocadotoast [torrada com abacate, em tradução para o português] tem se popularizado entre quem quer trocar o pão com manteiga por uma alternativa mais saudável. Considerado a "manteiga da natureza", o abacate é fonte de gorduras boas, como as monoinsaturadas e poli-insaturadas.

"A gordura monoinsaturada aumenta o colesterol bom (HDL) e reduz o ruim (LDL), diminuindo o colesterol total. Já a poli-insaturada tem ômega 6, que tem papel importante no revestimento dos neurônios cerebrais, além de regular o sistema endócrino, onde acontece a produção dos hormônios", explica George Guimarães, nutricionista especializado em alimentação vegetariana.

O fruto também é fonte de vitamina E, presente em alimentos ricos em gordura, como as castanhas, cujo principal benefício é o papel antioxidante. Para o nutricionista, o abacate amassado no pão ainda pode ser uma opção para quem sente prazer em consumir um alimento mais gorduroso. “Em vez de passar a manteiga, dá para usar essa gordura boa que está inserida na fruta e que ainda traz outros benefícios que a manteiga não tem, como fibras e vitaminas.”

O abacate também é um bom substituto da manteiga por outras razões. Cada cem gramas de abacate tem 100 calorias, enquanto a mesma quantidade de manteiga tem 900, de acordo com o nutricionista. "Além disso, em termos nutricionais, ele ainda tem um pouco de carboidrato e proteína na composição, diferentemente da manteiga, que é só gordura."

"Mas não podemos esquecer que a gordura do abacate engorda, sim. Portanto, o segredo de qualquer dieta é o equilíbrio e a variedade de alimentos", conclui. Ficou a fim de incluir o item na sua alimentação? Veja, abaixo, algumas opções de receitas e se inspire:

  • Reprodução/Instagram/epicureanemily

    Torrada de abacate

    A clássica torrada de abacate é simples de fazer: basta, com a ajuda de um garfo, amassar o abacate e espalhá-lo na superfície do pão já tostado.

  • Reprodução/Instagram/thestandjuice

    Em pedaços

    Uma outra forma de consumir o abacate com o pão é deixar o fruto em pedaços, em vez de amassá-lo. Na foto, o pão é temperado com sal marinho, pimenta-do-reino, orégano, azeite e folhinhas de manjericão.

  • Reprodução/Instagram/fatassticfoodie

    Com ovos mexidos

    Incluir ovos mexidos nas torradas de abacate também é uma alternativa para deixar o lanche com mais sustância.

  • Reprodução/Instagram/hoangvalerie

    Com salmão defumado

    A torrada de abacate com salmão é outra opção para quem deseja um lanche mais proteico. Para quem não come carne, a alternativa, segundo Guimarães, é incluir uma proteína vegetal, como o tofu.

  • Reprodução/Instagram/mat.runs

    Na "torrada" de batata-doce

    Para quem quer cortar a farinha da alimentação, é possível substituir o pão ou a torrada pela batata-doce. Na foto, o abacate em pedaços vai por cima de fatias de batata-doce assada e ainda leva cream cheese e sementes de romã.

  • Reprodução/Instagram/cafedelites

    Abacate caprese

    Para incrementar as torradas, invista na versão caprese. Coloque as fatias de pão já temperadas com azeite no forno e, depois, adicione o recheio --tomatinhos com mozarela de búfala.

  • Reprodução/Instagram/kristinabalaam

    Com vinagre balsâmico

    Uma boa maneira de incrementar o lanche é passando o abacate no pão e temperando com vinagre balsâmico e sementes de linhaça.

  • Reprodução/Instagram/keytohappinessisfood

    Com pimentões

    Outra receita para variar o consumo da torrada é com pimentões salteados, cebola e tomate no recheio. Para temperar, sal, pimenta e alho a gosto.

  • Reprodução/Instagram/erikaosberg

    Com ovo pochê

    A torrada de abacate também agrada quando é servida junto com ovo pochê.

  • Reprodução/Instagram/toastchick

    Abacate com vários ingredientes

    E por que não misturar vários ingredientes? Na imagem, além do fruto, a torrada recebeu vários ingredientes como batatas, homus, couve-flor, rabanates, pimentões, pimenta jalapeño e castanhas.