Topo

Alimentação

Ideias e informações para você comer melhor

3 receitas saudáveis e deliciosas feitas com cacau

Getty Images
Imagem: Getty Images

Fabiana Nanô

Colaboração para o UOL

28/10/2017 04h00

Boa notícia para os amantes de chocolate: o cacau, ou a matéria-prima do produto, é um alimento riquíssimo, o que proporciona diversos benefícios à saúde. Mas, para usufruir de todos, é importante consumi-lo puro na versão em pó, misturado com outros ingredientes saudáveis e que façam as vezes do açúcar refinado, como tâmaras, mel e açúcar de coco.

A nutricionista funcional Thainá Queiroz explica que os componentes mais benéficos do cacau são os polifenóis. "Essas substâncias ativas, presentes também em alguns vegetais, podem promover a saúde cardiovascular, reforçar o sistema imunológico e melhorar o desempenho nos treinos esportivos, além de auxiliar na perda de gordura e no equilíbrio dos níveis de colesterol no sangue", diz.

Para alcançar todos esses benefícios, a nutricionista afirma que 20 gramas, ou cerca de uma colheres de sopa por dia, é a quantidade ideal para consumo. Na sequência, mostramos três receitas saudáveis e deliciosas que levam o ingrediente:

  • Reprodução/Instagram/@fernandascheernutri

    Brigadeiro de Tâmara

    Ingredientes: 250g de tâmaras secas sem caroço (deixe de molho em água por 4 horas, depois despreze a água); 1 colher (chá) de cacau em pó sem açúcar e um pouco de água até dar a liga.

    Misture tudo e bata com muita paciência em um mixer ou liquidificador. Precisa bater, parar e mexer com uma colher por algumas vezes. Dá para deixar uma mistura cremosa ou com pedaços, mais rústico. Enrole e guarde na geladeira ou freezer. Se preferir, pode empanar os brigadeiros em castanhas trituradas ou pistache e cacau em pó.

  • Getty Images

    Mousse de Cacau

    Ingredientes: 1 abacate médio maduro ou 3 avocados; 5 colheres (sopa) de cacau em pó sem açúcar, 4 colheres (sopa) de açúcar demerara ou açúcar de coco; 2 colheres (sopa) água ou leite amêndoas; 1 pitada de canela em pó; macadâmias picadas para decorar

    Coloque tudo no processador ou liquidificador e bata até adquirir consistência de mousse. Distribua em potinhos ou taças e leve para geladeira por no mínimo 16 horas. Distribua as macadâmias picadas quando for servir.

  • Getty Images

    Sorvete de banana com cacau

    Ingredientes: 3 bananas nanicas bem maduras e congeladas; 1 colher de sopa de mel; 2 colheres de sopa de cacau em pó

    Bata tudo no liquidificador e a receita está pronta, aproveite!

    Fontes das receitas: Nutricionistas Thainá Queiroz e Thiago Bronze, de São Paulo (SP)