menu
Topo

Alimentação

Ideias e informações para você comer melhor

8 opções saudáveis de alimentos e bebidas para pedir nas barracas de praia

iStock
Imagem: iStock

Bárbara Therrie

Colaboração para o VivaBem

17/03/2018 12h13

Nem todos os alimentos vendidos na praia são vilões, pelo contrário, há opções bem balanceadas.

Veja também:

Pensando nisso, o VivaBem pediu à nutricionista Sueli Longo, vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva e proprietária do Instituto de Nutrição Harmonie, para indicar oito escolhas saudáveis das barracas de praia:

  • iStock

    Frutas

    Ricas em nutrientes, as frutas podem ser consumidas com combinações que agradam a todos os tipos de gosto, como a salada de frutas. Opte por comê-la pura para sentir o seu sabor. Incrementá-la com caldas e coberturas só reforça o hábito de ingerir produtos açucarados e ricos em gordura. Certifique-se de que ela seja preparada na hora do seu pedido, pois algumas barracas deixam esses alimentos sob refrigeração ou não, levando à perda das propriedades nutricionais. Se você aprecia o agridoce, as frutas também vão bem em saladas e pratos à base de carnes, aves e peixes. Lembrando que as com cascas são mais nutritivas.

  • iStock

    Peixes

    Se você adora comer um peixe quando vai à praia, seja como petisco ou prato principal, saiba que está fazendo uma escolha bem saudável. Isso porque ele é fonte de proteína, que atua no crescimento, no desenvolvimento, na produção de hormônios e enzimas e na renovação e reparação de tecidos corporais. Tenha cuidado na hora de decidir o local onde irá pedir o prato. Verifique a procedência do alimento, informe-se sobre como ele é armazenado e visite o espaço onde é preparado. Barracas de praia têm de seguir os mesmos cuidados de higiene que qualquer outro estabelecimento.

  • iStock

    Picolé de fruta

    Os picolés de frutas mais saudáveis são aqueles com baixo percentual de açúcar e que priorizam a participação da polpa, sucos ou pedaços de frutas em sua composição. Quando reúnem essas características, eles se tornam fontes de vitaminas e contêm menos calorias, entre 60 kcal e 80 kcal por unidade.

  • iStock

    Queijo coalho

    Os queijos são fontes de proteína animal, lipídios, cálcio, fósforo e sódio. No caso do queijo coalho, trata-se de um alimento mais firme, que não derrete e cujo sabor conquistou o brasileiro. A vantagem de ser assado é que ele mantém seus valores nutricionais, sem a incorporação de mais gordura, como acontece nas frituras, por exemplo. Seu valor energético é semelhante ao dos demais queijos (30g do produto contém cerca de 100 kcal).

  • iStock

    Tapioca

    A tapioca é uma boa pedida para quem quer variar o carboidrato, responsável por fornecer energia para o funcionamento do organismo como um todo, principalmente do sistema nervoso central. Uma das funções do carboidrato é a disposição que ele dá para realizar atividades, o que é positivo para quem está na praia e quer nadar, praticar esportes ou caminhar. Com cerca de 220 kcal a cada 100g, a tapioca pode ser consumida como prato principal, com recheios que podem variar entre carne, frango e queijo. Como sobremesa, uma sugestão é o recheio de banana com mel e canela.

  • iStock

    Sucos

    Os sucos naturais são ótimos para se refrescar e hidratar o corpo. Eles devem ser feitos com frutas frescas e podem levar água filtrada ou de coco em sua preparação. Não é recomendada a adição de açúcar. Consuma a bebida logo após o seu preparo para garantir os nutrientes. Invista em frutas como laranja, limão, açaí e morango são ricas em vitamina C, um antioxidante importante para o sistema imunológico, para a absorção do ferro e a produção de colágeno.

  • iStock

    Milho cozido

    Queridinho nas barracas de praia, o milho cozido faz bem à saúde por ser um carboidrato com boa quantidade de fibras, contribuindo para a saciedade e o bom funcionamento intestinal. Além disso, estão presentes no alimento minerais, proteína vegetal, vitaminas do complexo B e vitamina A. Não há problema em acrescentar manteiga e sal ao milho, desde que esses ingredientes sejam usados em pequenas quantidades e com moderação. Toda vez que adicionamos outros produtos a um alimento, incorporamos a energia e os nutrientes do mesmo à preparação.

  • iStock

    Crustáceos

    Apreciados no ambiente praiano, os crustáceos são fontes de proteínas, vitaminas e sais minerais e têm menos gordura, e comparados com outras proteínas animais. Invista na combinação de ostras com ervas aromáticas. Para quem gosta de lagosta cozida, os vegetais são um ótimo acompanhamento. Tem ainda a casquinha de siri como recheio de pastel. Dica: prefira os pratos feitos com temperos naturais, como azeite, vinagre, limão, cheiro verde, cebola e alho.