VivaBem

7 motivos para você incluir o abacate em seu cardápio já

iStock
Imagem: iStock

Alexandre Sinato

Colaboração para o UOL

01/10/2017 04h15

Apesar de bastante calórico e gorduroso, o abacate não tem nada de vilão. A fruta, se consumida na quantidade certa, traz importantes benefícios para a saúde. Não à toa, ela é recomendada para quem pratica atividades físicas e tem indicações para quem quer ganhar massa muscular, emagrecer e combater o colesterol ruim.

Veja abaixo sete motivos para você incluir o abacate na sua rotina:

  • Ganho de massa muscular

    O abacate é rico em beta-sitosterol, uma substância que ajuda a diminuir o cortisol, hormônio do estresse que acelera a queima de massa magra como fonte de energia.

  • Evita o "pneuzinho"

    Também pela ação do beta-sitosterol, a regulação do cortisol traz outros benefícios. "O cortisol diminui o metabolismo e pode aumentar a concentração de gordura, principalmente na região abdominal", explica a nutricionista Lara Natacci.

  • Melhora a circulação

    O abacate é bastante gorduroso, mas sua gordura principal é o acido oleico monoinsaturado, o mesmo encontrado no azeite de oliva. "Ele facilita a circulação do sangue, evita o aumento do colesterol e ajuda na modulação da pressão arterial", argumenta Natacci.

  • Ajuda a comer menos

    Sabe aquela impulsão na hora de comer, fazendo com que você exagere no prato e só pare quando já está se sentindo "cheio"? O abacate ajuda a controlar esse excesso. Por ser fonte do ácido oleico (a famosa gordura boa), ele a aumenta a sensação de saciedade.

  • Combate o envelhecimento precoce

    "O abacate é fonte de uma substância chamada glutationa, que é um poderoso antioxidante. Ele evita a proliferação dos radicais livres, que causam envelhecimento precoce e danos celulares", justifica a nutricionista.

  • Bom para o pré-treino

    A presença de gordura boa faz do abacate um aliado no pré-treino, já que essa gordura é usada para fornecer energia na ausência do carboidrato. "A porção ideal a ser consumida é de 50 gramas, o que equivale a aproximadamente um quarto de um abacate grande", orienta Natacci.

  • Doce ou salgado

    Outra vantagem do abacate é que ele pode ser consumido nas formas doce e salgada. É um ingrediente bem-vindo em saladas, sanduíches e é a base do mexicano guacamole, mas também é muito apreciado em vitaminas ou batido com mel, limão ou açúcar.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais VivaBem

Topo