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Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Sete estratégias para controlar o estresse no trabalho

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Colaboração para o VivaBem

31/07/2018 04h00

É inevitável: todo mundo passa por situações estressantes no trabalho. Os prejuízos são diversos e vão desde sintomas físicos, como palpitação, esfriamento das mãos, vômito e sudorese, a alterações psicológicas, como ansiedade, tristeza, lapsos de memória, aflição, opressão e até transtorno de pânico.

A boa notícia é que existem táticas simples que ajudam você a lidar com o estresse do dia a dia no ambiente de trabalho. A seguir, mostramos algumas delas.

As estratégias foram levantadas com a ajuda dos especialistas Bruno Calderaro, coach de carreira da Sociedade Brasileira de Coaching; Eugenio Mussak, consultor de DHO (Desenvolvimento Humano e Organizacional) e autor do livro Com Gente É Diferente - Inspirações Para Quem Precisa Fazer Gestão de Pessoas (ed. Integrare); e Helenides Mendonça, professora titular de psicologia da PUC Goiás e presidente da Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT).

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Espante os estresse com estas atividades

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    Vá caminhar

    Ao mexer o corpo --seja na academia, seja em uma caminhada vigorosa na hora do almoço --seu corpo produz endorfina. Essa substância reduz a tensão e ajuda a melhorar o humor. Tem mais: um estudo feito na Universidade Basel (Suíça) mostrou que um corpo em forma reage de maneira mais adequada a situações estressantes e é menos suscetível a problemas de saúde decorrentes do nervosismo excessivo. Leia mais

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    Pratique mindfulness

    A técnica, também conhecida por atenção plena e que consiste em um estado mental no qual se está presente no momento, consciente do que se passa à nossa volta, ganha cada vez mais relevância no combate ao estresse. Um estudo da UBC Sauder School of Business, realizado no Canadá e na China --dois países com culturas laborais diferentes -- mostrou que, em ambos lugares, os conflitos interpessoais entre funcionários reduziram após eles praticarem mindfulness em grupo. Os participantes também demonstraram uma propensão menor em "descontar" nos colegas suas frustrações com tarefas específicas.

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    Respire fundo

    Parece óbvio, não? Mas, acredite, muitos de nós não respiramos direito em momentos de estresse. Quando nos sentimos acuados, a respiração torna-se ofegante, mais "curta". Para relaxar, uma das técnicas indicadas é praticar alguns minutos de respiração profunda, inalando e exalando o ar pelo nariz e expandindo o abdômen. Isso aumenta a oxigenação do cérebro e ajuda a tirar o foco do problema, trazendo você para o momento presente.

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    Desabafe com os colegas

    Conversar com algum colega de trabalho é outra forma rápida e eficiente de lidar com o estresse. Falar sobre o problema transforma o sentimento em um pensamento organizado, ajudando na sua compreensão e também na busca por uma solução. É bom saber que a resposta do outro não é tão essencial neste caso --o mais importante é que, ao relatar seu problema, você irá refletir sobre a situação de maneira racional.

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    Faça uma autoavaliação

    Se o estresse tem mais a ver com nossa capacidade de lidar com o problema do que com o contratempo em si, a grande inteligência está fazer uma autoavaliação em descobrir nossos limites. E, então, preparar-se para aumentar suas habilidades e evitar ser pego, novamente, nas mesmas situações.

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    Trabalhe em algo que faça sentido para você

    Por mais que haja planejamento, problemas e situações de estresse sempre irão aparecer. Gostar do que se faz, se identificar com o trabalho e com os valores da empresa melhora muito a sua capacidade de superar obstáculos. Estudos realizados entre as décadas de 1980 e 2000 mostraram que, quanto mais o indivíduo e a empresa se ajustam, maior é satisfação e o compromisso, e menor o risco grande estresse.

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    Aprenda coisas novas

    Um estudo de 2018 realizado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, mostrou que aprender coisas novas no trabalho aliviava o estresse e também ajudava o trabalhador a lidar melhor com emoções negativas. Segundo os autores do estudo, se propor a aprender novas habilidades no trabalho seria uma forma de aumentar o saber do trabalhador e a sua capacidade de produzir.