VivaBem

7 dicas para driblar a preguiça e colocar em prática o plano de malhar

iStock
Imagem: iStock

Alexandre Sinato

Colaboração para o UOL

01/11/2017 04h00

Você tomou a grande decisão: "Vou começar a malhar". Separa o calçado e a roupa adequados, planeja onde irá colocar seu corpo em movimento e deixa tudo pronto para abandonar o sedentarismo. Mas aí vem aquele obstáculo grande e persistente, a preguiça. Esse cenário é comum para muita gente, mas alguns truques são bons aliados nessa batalha.

Um pré-requisito fundamental para vencer a preguiça é ter uma boa noite de sono. “Mais do que a quantidade, o essencial é a qualidade do sono. Mesmo dormindo mais, se a pessoa sofre com ronco, por exemplo, ele desestabiliza o sono e vai causar consequências diurnas”, alerta o Dr. Franco Martins, médico do sono da Faculdade de Medicina do ABC, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e da clínica HSono.

7 dicas para garantir disposição no exercício

  • Imagem: iStock
    iStock
    Imagem: iStock

    Ache o melhor horário para seu corpo

    É fisiológico: algumas pessoas rendem mais pela manhã, outras preferem a noite. Portanto, descubra em qual horário seu corpo responde melhor a estímulos físicos. "Às vezes, é uma questão hormonal de cada um. Mesmo depois de trabalhar o dia inteiro, eu, por exemplo, tenho uma reserva de energia que me faz correr bem à noite. Outras pessoas se sentem melhor de manhã. Cada um tem que entender seu perfil e montar a estratégia mais eficiente", recomenda Diego Leite de Barros, fisiologista do esporte do Hospital do Coração (HCor).

  • Imagem: iStock
    iStock
    Imagem: iStock

    Tempo de sono

    A qualidade do sono é fundamental, mas dormir bem e por um período mínimo é ainda mais eficiente. "Baseada no horário que deseja acordar, a pessoa deve ajustar a hora de dormir para ter, no mínimo, de seis a sete horas de sono", indica Franco Martins.

  • Imagem: iStock
    iStock
    Imagem: iStock

    Durma com a roupa de treino

    Para quem gosta de se exercitar logo no começo do dia, dormir com a roupa de treino, ou pelo menos com algumas peças, ajuda a combater a preguiça. "Ao acordar e já estarmos vestidos com o traje do exercício, nosso cérebro assimila a ideia mais facilmente, melhorando o estímulo matinal", ensina o médico do sono.

  • Imagem: iStock
    iStock
    Imagem: iStock

    Dê uma cochilada

    Mas se você prefere se exercitar mais ao fim do dia, saiba que um rápido descanso, segundo o Martins, pode ser decisivo: "Um cochilo de 20 minutos após o almoço recarrega as energias".

  • Imagem: iStock
    iStock
    Imagem: iStock

    Alimentação na véspera

    Acertar na alimentação na noite anterior é outra dica para quem quer levantar cedo da cama. Alimentos que "pesam" na barriga e dificultam a digestão vão atrapalhar o sono. "É quando o sono atinge os níveis mais profundos que acontece a recuperação física, fazendo com que você acorde descansado", opina Diego Leite de Barros.

  • Imagem: iStock
    iStock
    Imagem: iStock

    Estipule metas

    Ter objetivos claros na prática esportiva, desde abandonar o sedentarismo a atingir alguma grande distância na corrida, é uma tática para superar a preguiça, não importa em qual momento do dia. "Estar em um processo com começo, meio e fim ajuda muito a ter vontade de treinar. Estabeleça uma meta e siga o planejamento. Quando a pessoa está engajada, a vontade de treinar é outra", acrescenta o fisiologista do esporte.

  • Imagem: iStock
    iStock
    Imagem: iStock

    O bom e velho café

    Para os fãs de café, ele também pode agir como aliado para aumentar a disposição. Mas não se deve abusar, recomenda Martins. "Tomar um café entre 10 e 15 minutos antes do exercício é benéfico para quem aprecia a bebida."

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais VivaBem

Topo