Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito

7 acessórios úteis para quem deseja malhar em casa

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Thamires Andrade

Do UOL

17/11/2016 07h20

Para sair do sedentarismo não é estritamente necessário frequentar uma academia. É possível, sim, treinar em casa e manter a forma, mas, para isso, além de disciplina, é recomendável investir em alguns equipamentos que são úteis na hora de executar certos exercícios. Também é importante buscar um profissional que seja especializado em treinos residenciais para montar a sequência de exercícios que devem ser feitos, além de reservar um espaço em casa --não precisa ser muito grande-- que permita se mover com facilidade. Se você quer começar a praticar atividade física no conforto do lar, veja sete itens que vale a pena investir.

Fontes: Francisco (Kiko) Dragone, personal trainer especialista em treinamento funcional em casa, de São Paulo (SP), e Mariane Herdy, personal trainer especialista em treinamento funcional e instrutora de pilates, de São Paulo (SP).

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    Fitball

    Na hora de comprar, pesquise por bola de pilates, fitball ou bola suíça --o acessório atende por todos esses nomes. Ele serve para diversos exercícios básicos e de fácil execução, como flexões, agachamento, afundo e diversos tipos de abdominais. Dependendo da marca da bola, ela pode vir com uma bomba para facilitar o trabalho de inflá-la, no entanto, se o produto vier sem o item, dá até para encher na boca. Preço médio: R$ 60.

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    Colchonete

    O item é indicado para obter conforto na hora de praticar alguns exercícios, como abdominais e flexões, pois, com ele, você evita machucar os cotovelos e deixa a coluna bem apoiada. Além disso, também é possível executar exercícios para a lombar e os glúteos, fora os alongamentos. Se a pessoa tiver pouco espaço disponível em casa, vale apostar no colchonete tipo mat, muito usado na ioga e no pilates, que pode ser enrolado na hora de guardar. Preço médio: R$ 50.

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    Caneleiras

    As caneleiras são bons itens para trabalhar os membros inferiores, como pernas, glúteos, abdutores, adutores e a panturrilha. A recomendação é comprar duas caneleiras de dois quilos. Esse é o peso indicado para quem não está acostumado a praticar exercícios físicos. Preço médio: R$ 40, o par.

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    Corda

    Quem tem o objetivo de emagrecer não pode deixar o aeróbico de lado, mas também não precisa investir altas quantias em bicicletas e esteiras para a casa. Uma corda basta. Como o exercício tem impacto, é importante não ter nenhuma restrição física. O tempo indicado para quem busca o emagrecimento são 20 minutos diários. Preço médio: R$ 30.

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    Mini band

    As faixas elásticas são pequenas e fáceis de guardar e, com elas, a pessoa pode fazer vários exercícios de fácil execução para trabalhar os membros inferiores, como perna, adutores, abdutores e glúteos. O kit de mini band vem com faixas elásticas de três intensidades: fraca, média e forte. Preço médio: R$ 50, o kit.

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    Elásticos extensores

    Os elásticos extensores são acessórios também usados para trabalhar a resistência, como as mini band. No entanto, a diferença é que eles são destinados para quem quer trabalhar os braços, além de fazer alongamentos. O kit de elásticos vem com três intensidades: leve, moderado e forte. Eles também são vendidos separadamente. Preço médio: R$ 40, cada.

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    Halteres

    Aposente o saco de feijão e invista em halteres com pesos médios para executar exercícios para os membros superiores, como bíceps, tríceps, ombros e costas. Um dos motivos para deixar as medidas caseiras de lado é por elas serem imprecisas --dificilmente você conseguirá encontrar sacos com o mesmo peso-- e pouco ergonômicas, dificultando o manuseio na hora da execução. A recomendação para as mulheres é adquirir quatro halteres: sendo dois que pesem dois quilos e os outros de quatro quilos. Já para os homens a carga pode ser um pouco mais elevada: dois halteres de quatro quilos e os outros dois com seis quilos. O peso é o indicado para quem não está acostumado a praticar exercícios físicos. Preço médio: R$ 25, cada.

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