menu
Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica

6 coisas que acontecem com nosso corpo logo depois que transamos

Getty Images
Imagem: Getty Images

Gabriela Ingrid

Do VivaBem

12/05/2018 04h00

Um número incontável de reportagens sobre o que acontece com o corpo durante o sexo circula por aí. Mas e depois do orgasmo e da relação sexual, o que será que ocorre com o organismo?

Após selecionar estudos e conversar com especialistas no assunto, o VivaBem reuniu algumas curiosidades sobre o momento pós-coito. Veja abaixo seis delas.

Fontes: Luiz Renato Montez Guidoni, urologista da Clínica Guidoni e titular da Sociedade Brasileira de Urologia; Maria Elisa Noriler, especialista em ginecologia e obstetrícia e pós-graduada em sexologia.

  • Getty Images

    Sensação de bem-estar

    Não é novidade que o sexo deixa as pessoas mais felizes, mas isso tem uma explicação fisiológica. Após o orgasmo, o corpo libera oxitocina (hormônio que reduz o estresse) e endorfina (que gera sensação de bem-estar e prazer). Até 10 minutos após o orgasmo, você se sente feliz da vida.

  • Getty Images

    Calminho

    Transar cansa. O trabalho da atividade sexual libera adrenalina, aumenta a frequência cardíaca, a musculatura fica mais rígida, aumenta a pressão arterial, gastam-se mais calorias. Após o orgasmo, quando a adrenalina para completamente de ser liberada, todas essas mudanças são normalizadas, mas é como se você tivesse acabado de voltar de um treino pesado na academia. Mais relaxado que isso, impossível.

  • iStock

    De olhos bem fechados

    Além da oxitocina e da endorfina, após o orgasmo seu corpo também fica inundado de um hormônio chamado prolactina. Essa substância suprime a dopamina, um neurotransmissor que ajuda você a se sentir acordado, deixando-o pronto para dormir. Se você ficar no escuro, melhor ainda, porque seu corpo vai pensar que é hora de descansar. A escuridão desencadeia a liberação da melatonina, um hormônio que faz você se sentir sonolento e diz ao seu corpo que é hora de descansar.

  • iStock

    Intimidade facilitada

    Você é daqueles que se sente mais íntimo do parceiro após o sexo? A troca de confidências após a relação sexual é normal. Um estudo publicado em 2014 no periódico Communication Monographs, por exemplo, descobriu que quando as pessoas gozavam, elas acabavam revelando coisas mais sérias e positivas aos seus parceiros (em comparação àquelas que não gozavam).

  • iStock

    Quero mais?

    Os orgasmos de homens e mulheres diferem muito entre si. Enquanto o período de latência (tempo que o homem demora para chegar a uma nova ereção) é de geralmente 20 e 30 minutos, algumas mulheres ainda são capazes de retornarem rapidamente ao orgasmo com estimulação e podem experimentar orgasmos múltiplos. No homem, ainda são necessárias 36 horas para que a reserva de esperma se reconstitua. Quando ele goza muitas vezes seguidas, podem ocorrer "orgasmos secos", ou seja, sem ejaculação.

  • iStock

    Formação original

    Após a transa, o corpo começa a voltar ao normal. Na mulher, por exemplo, o colo do útero permanece aberto, nas mulheres, para ajudar o sêmen a viajar até o útero, e se fecha apenas 20 ou 30 minutos depois. O clítoris retoma sua posição normal entre 5 e 10 segundos após o orgasmo e a vagina recupera rapidamente seu tamanho normal, sendo que a retorno à cor normal pode demorar entre 10 e 15 minutos.