Longevidade

Práticas e atitudes para uma vida longa e saudável

4 hábitos alimentares que você deve evitar na terceira idade

iStock/VivaBem
Imagem: iStock/VivaBem

Gabriela Guimarães e Carolina Prado

Colaboração VivaBem

03/02/2018 04h05

A alimentação é fundamental para manter a saúde na terceira idade, ainda mais porque idosos costumam ter mais fraqueza, que geralmente provoca sintomas como pouca energia, perda de peso e pouca força muscular. Com isso, essa população é mais propensa a sofrer de inúmeros problemas de saúde, incluindo quedas, fraturas, hospitalizações, deficiência, demência e morte prematura. A alimentação é essencial, mas evitar hábitos alimentares --muitos adquiridos ao longo da vida-- também é importante. Veja abaixo:

O que evitar

  • Imagem: iStock/VivaBem
    iStock/VivaBem
    Imagem: iStock/VivaBem

    Maneire no sal

    O excesso de sal aumenta a probabilidade de sofrer de hipertensão, além de ter efeitos sobre o sistema urinário e circulatório. Já que é comum haver uma redução do paladar em idade mais avançada, a saída é usar uma quantidade maior de ervas frescas e especiarias para dar sabor aos pratos.

  • Imagem: Getty Images
    Getty Images
    Imagem: Getty Images

    Não pule almoço nem jantar

    Dá um trabalho ter de cozinhar as principais refeições, mas elas são essenciais para a saúde. Portanto, não troque refeições completas por lanchinhos com café, leite e pão com manteiga. Esse é um péssimo hábito que, a longo prazo, poderá provocar sérias deficiências nutricionais. Uma saída pode ser congelar alimentos como arroz e feijão --o que já ajuda no preparo.

  • Imagem: iStock
    iStock
    Imagem: iStock

    Maneire (bastante) nas frituras

    A gordura, em pequenas quantidades, também ajuda a compor uma dieta diversificada e é fonte de energia para o organismo. Mas por que, então, a fritura é tão condenada? Um dos principais motivos é que qualquer óleo, quando aquecido acima de determinadas temperaturas (que varia de óleo para óleo), passa por transformações em sua composição química e liberam uma substância tóxica, chamada acroleína. O consumo dela está relacionado ao aumento do risco de doenças do coração, como infarto, derrame, aterosclerose, e também câncer.

  • Imagem: iStock
    iStock
    Imagem: iStock

    Alimentos processados

    Doces, alimentos industrializados e ricos em substâncias como conservantes e acidulantes, que estão associados a riscos maiores de diabetes, problemas intestinais, de estômago e doenças do coração. É importante preferir os alimentos in natura, como frutas, verduras e legumes, ou os minimamente processados, como farinha, leite e castanhas. Essa seria a base ideal para uma alimentação nutricionalmente balanceada.

Fonte: Andrea Pereira, médica nutróloga do Hospital Israelita Albert Einstein. Rosangela A. A. Ginotti Pires, médica especialista em Nutrição do Cejam (Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim). Regiane Aparecida dos Santos Albuquerque, nutricionista da Universidade Federal de São Paulo. Carlos Roberto Massella, geriatra do Hospital Villa-Lobos, da Rede D?Or São Luiz. Weruska Barrios, nutricionista da Beneficência Portuguesa de São Paulo. Cristiane Carius, médica especialista em suporte nutricional.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
Agência Estado
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
EFE
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
BBC
Longevidade
VivaBem
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
Longevidade
do UOL
VivaBem
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
Folha de S.Paulo
do UOL
do UOL
VivaBem
Estilo
do UOL
do UOL
Topo