Topo

VivaBem

12 maneiras de usar óleo de coco além da cozinha

iStock
Imagem: iStock

Carolina Prado e Gabriela Guimarães

Colaboração para o UOL

19/10/2017 04h10

O óleo de coco já ganhou o coração de muita gente e não apenas pelo seu variado uso culinário. Por sua ação hidratante, ele também é indicado para deixar pele e cabelos hidratados e pode dar uma mãozinha nos cuidados com a casa. Veja, abaixo, mais usos.

Fontes: Valéria Stagi, dermatologista do Hospital Oeste D’Or, no Rio de Janeiro. Ingrid Lisboa, especialista em organizar casa.

 

  • iStock

    Hidratante corporal

    Por ser um óleo leve, ele penetra profundamente na pele, o que evita ressecamento. Também combate o envelhecimento precoce, por seu efeito antioxidante. Como usar: aplique o óleo uma vez ao dia diretamente na pele após o banho, de preferência à noite. Cuidados: suspenda o uso se notar aumento de oleosidade na pele ou aparecimento de acne.

  • Fabiano Cerchiari/UOL

    Máscara hidratante para o cabelo

    O óleo de coco deixa o cabelo mais suave e brilhante, por conter contém ácidos graxos, que ajudam a nutrir os folículos pilosos e o couro cabeludo. É excelente para cabelos cacheados, finos e secos. Como usar: aplique o óleo nos fios à noite e cubra o cabelo com uma touca. Lave no dia seguinte com xampu. Use a máscara hidratante de uma a duas vezes por semana. O produto pode ser usado também como pré-xampu em fios muito ressecados. Basta aplicar nas pontas antes de lavar. Cuidados: use um xampu anti-resíduos a cada 15 dias para manter o fio sempre saudável.

  • Getty Images

    Creme de barbear

    A aplicação do óleo de coco antes de fazer a barba protege a pele da lâmina de barbear, deixando-a mais lisa e hidratada. Também evita pelos encravados. Como usar: basta esfregar sobre a pele antes de barbear. Depois, é só secar o rosto. Use cada vez que for fazer a barba.

  • Alex Santana/UOL

    Hidratante labial

    Rico em ácidos graxos, o óleo de coco é excelente para evitar lábios ressecados pela ação do vento frio e do sol intenso, deixando-os macios e sem rachaduras. Como usar: aplicar diretamente nos lábios sempre que necessário.

  • Thinkstock

    Amaciador de cutículas

    Hidratante, o óleo mantém a cutícula amolecida e mais fácil de ser removida ou empurrada, além evitar infecção por microorganismos. Como usar: aplique nas unhas à noite com uma massagem suave em cada dedo. Cuidados: suspenda o uso se notar qualquer irritação no local.

  • Divulgação

    Protetor de tábua de madeira de corte

    Ele deixa na madeira uma película protetora, que facilita a limpeza e aumenta a durabilidade da tábua, pois dificulta a penetração do líquido e de partículas dos alimentos nas fibras da madeira. Como usar: derrame um pouco de óleo de coco sobre a tábua e espalhe com papel toalha. Deixe o utensílio de pé por 15 minutos para a absorção. Repita a operação do outro lado. Antes de guardar, dê um polimento com um pano de louça limpo e seco. Cuidados: limpe a tábua logo depois de usá-la, com esponja macia e sabão neutro. Enxugue bem e deixe secando ao ar.

  • Getty Images

    Lustrar móveis

    O óleo funciona como um hidratante para os móveis feitos de madeira natural. Como usar: aplique sobre a superfície da madeira, usando um pano limpo e macio. Espere uns minutos para a absorção e lustre em seguida, se quiser. Faça a aplicação uma vez por mês. Cuidados: não é necessário usar sobre móveis com fórmica ou laqueados, que não precisam de hidratação.

  • Divulgação

    Dar brilho ao couro

    O óleo é excelente para hidratar peças de couro, deixando a superfície brilhante e macia. Como usar: passe o óleo na peça de couro, como botas, casacos ou sofás, usando um pano bem seco. Deixe por alguns minutos, depois lustre com outro pano seco e macio para remover o excesso. Aplique de novo quando perceber o ressecamento.

  • iStock

    Limpar a churrasqueira

    Remova os resíduos da grade aplicando uma camada de óleo. Como usar: aplique o óleo, espere por uma hora e depois lave a grade como habitualmente.

  • Getty Images

    Prevenir e eliminar a ferrugem

    Remova a ferrugem de facas, tesouras e outros objetos de metal com óleo de coco. Como usar: passe o óleo no utensílio, espere de 45 a 60 minutos e depois lave com água morna.

  • Divulgação

    Polir metais

    Deixe brilhando as torneiras da cozinha e banheiro com o óleo. Como usar: como bom polidor que é, basta esfregar um pouco de óleo sobre metal com um pano macio. Deixe descansar por um minuto, e em seguida, lustre.

  • Thinkstock

    Limpar pincel de maquiagem

    Além de ser usado por umas pessoas para remover a maquiagem no rosto, o óleo de coco também serve para limpar os pincéis. Como usar: passe o óleo junto com um sabonete antisséptico, de preferência. É melhor usar com água morna. Tire o excesso de óleo com lenço de papel e deixe secar ao natural. Cuidados: evite deixar o pincel muito sujo antes de limpá-lo. Faça a limpeza, pelo menos, uma vez ao mês.

Mais VivaBem