Musa fitness na vida real

Bella Falconi mostra seu treino funcional e conta como se divide entre trabalho, viagens, exercícios e família

Maria Júlia Marques Do VivaBem, em São Paulo
Luca Lima/ UOL

"Estou na minha melhor forma porque nunca me senti tão feliz"

Ela é apaixonada por exercícios e alimentação saudável. Possui 3,2 milhões de seguidores no Instagram e afirma ter conquistado o corpo que sempre desejou. Após muitos anos levando uma vida de fisiculturista, com uma rotina de treino e dieta para lá de regradas, Bella  Falconi conta que sua relação com atividade física mudou um pouco e hoje está "mais leve".   

“Já treinei todo dia, já fui maluca. Na minha lua de mel, fiz uma viagem de 17 horas para o Japão. Quando coloquei os pés no hotel corri para a academia, sentia que precisava. Mas, adivinha? Passei mal, quase desmaiei”, conta.

Três anos após o casamento, ela não vive só ao lado dos aparelhos de musculação. Por isso, não quer mais ser vista como musa fitness e, sim, como uma mulher da vida real, que trabalha, viaja, se alimenta com equilíbrio e curte muito a filha, Vicky, e o marido, Ricardo Maguila. "Todas as mulheres são guerreiras e têm qualidades que as fazem uma musa. Portanto, não acho certo só algumas mulheres serem vistas como musas e tratadas como diferentes das outras." 

Obviamente, Bella ainda vai à academia. Ela malha ao menos quatro vezes por semana, para ter saúde e manter o corpo do jeitinho que está. Suas medidas são 1,60 m de altura, 53 kg e cerca de 16% de gordura, mas ela não se apega aos números: “O importante é o que vejo no espelho e meus exames”. 

O treino funcional que Bella Falconi faz para esculpir o corpo

Bella realiza este plano, criado pelo personal Kenji  Takahashi, em formato de circuito. Ou seja, executa 10 repetições de um movimento e passa imediatamente para o outro, sem pausa. Quando termina o último, descansa 3 minutos. Ela repete o circuito 5 vezes. Antes desse treino, costuma fazer bicicleta e alongamento. Cansou só de ler? Bella completa tudo em cerca de uma hora. Então, deixe a preguiça de lado e partiu malhar!

Lucas Lima/ UOL Lucas Lima/ UOL

1 - Tríceps no banco

Lucas Lima/ UOL Lucas Lima/ UOL

2 - Corrida unilateral no banco

Graças a Deus meu metabolismo responde muito bem aos treinos. Mas não fico parada, dou um jeito de me mexer. Isso é importante, principalmente após os 30 anos e a gravidez. A celulite aparece, o bumbum fica mole... Acontece com todas as mulheres!"

Bella Falconi

Lucas Lima/ UOL Lucas Lima/ UOL

3 - Rolamento na bola

Lucas Lima/ UOL Lucas Lima/ UOL

4 - Agachamento sumô com desenvolvimento

Quando era fisiculturista passava quatro horas na academia, tinha um treino para cada parte do corpo, fora a pressão da competição, era intenso. Hoje, malho uma hora, aproveito a vida e não me cobro tanto. Mas admiro muito quem compete, não digo que dessa água não beberei de novo."

Bella Falconi

Lucas Lima/ UOL Lucas Lima/ UOL

5 - Flexão de braços no banco

Lucas Lima/ UOL Lucas Lima/ UOL

6 - Abdominal na bola

Lucas Lima/ UOL Lucas Lima/ UOL

7 - Agachamento com halteres

Mesmo cansada nunca suo, é muito difícil. Meus líquidos saem quando eu faço xixi, que é a cada cinco minutos. Mas quer saber um defeito que a vida fitness me deu? Tenho chulé! Meus tênis de academia são uma desgraça."

Bella Falconi

Lucas Lima/ UOL Lucas Lima/ UOL

8 - Afundo no banco

Lucas Lima/ UOL Lucas Lima/ UOL

9 - Stiff unilateral

Lucas Lima/ UOL Lucas Lima/ UOL

10 - Burpee

Lucas Lima/ UOL Lucas Lima/ UOL

"Não sou escrava da comida, nem passo vontade. Busco equilíbrio"

Bella nasceu em Uberlândia (MG) e foi criada em Belo Horizonte, mas sua história fitness começou nos Estados Unidos. Em 2006, ela foi viver em Orlando e, como trabalhava muito, comia errado e chegou a pesar 46 kg. “Estava muito magra, quase anoréxica. Tive um estalo e decidi pensar em mim”.

Ela entrou com força total no mundo fitness e “pagava mico” levando marmita com frango e batata doce ou peixe com ovo para todos os lugares. Chegou a ficar quatro anos sem colocar um grão de açúcar na boca.

Atualmente, busca o equilíbrio entre quantidade e qualidade dos alimentos. “Minha tática é fazer uma média de como está minha dieta nos últimos 20 dias. Se escorreguei muito, me controlo, senão, me permito comer o que der vontade”. Mas não ache que ela chuta o pau da barraca. Quando pede sobremesa, uma colher já deixa Bella satisfeita.

Antes meu ponto fraco era cheesecake, agora acho que é pizza. Sempre que sinto muita vontade como, não me privo. Sei me controlar, medir porções, e assim mantenho o equilíbrio.”

Bella estudou nutrição nos EUA e disse que a experiência foi libertadora e assustadora ao mesmo tempo. Por um lado, compreendeu melhor o funcionamento do corpo e da dieta, mas por outro teve acesso a informações que afetaram sua vida. “Com o que aprendi, resolvi tirar a carne vermelha da minha vida, por exemplo, por não ser uma boa escolha. Só como peixe”, diz.

O cardápio de um dia comum

  • Café da manhã Uma banana ou mamão; dois ovos mexidos com queijo branco; e uma fatia de pão integral com manteiga (isso mesmo) ou pasta de amendoim.
  • Lanche da manhã Um copo de suco verde ou whey protein, caso esteja com mais fome.
  • Almoço Salada, arroz integral e peixe, normalmente salmão com quinoa.
  • Lanche da tarde Castanhas ou barrinha de cereal ou ainda pão integral com pasta de amendoim.
  • Jantar: Repete o almoço.

"Minha filha e meu marido são minhas maiores motivações"

Famosa nas redes sociais, com um corpão lindo, saúde, uma família maravilhosa, qual será o sonho de Bella Falconi? “Quero ter vida longa. Já imagino com meu marido: os dois velhinhos e as meninas trazendo os filhos delas para viajarmos juntos."

Mãe da pequena Vicky, Bella está esperando outra menina. Ela faz questão de passar para as filhas a importância de uma vida saudável, porém, não é “carrasca fitness”. “A Vicky é criança, se quer comer bolacha ou chocolate eu deixo, mas não toda hora. Aprendi que nosso melhor testemunho é dado com exemplos, que é o que faço com minha filha.” 

Sobre o marido, o lema é: somos mais fortes em equipe. “Quando estamos na mesma sintonia do parceiro é muito gostoso. Nos incentivamos a comer bem, treinamos juntos. Muito melhor do que um querendo fazer dieta e o outro devorando um hambúrguer. Façam um time.” 

Para dar tchau, Bella afirma que todo mundo consegue alcançar o corpo que sonha. “Todos têm capacidade e habilidade de transformar, só é preciso muita força de vontade, foco e disciplina. Chega uma hora em que os hábitos saudáveis viram rotina e funcionam de forma natural, confie em mim.” 

Curtiu? Compartilhe.

Topo