Topo

Regina Navarro Lins

Recaída pode se tornar repetição do que já não deu certo

Universa

22/03/2018 04h00

(Ilustração: Caio Borges)

Muitos dizem que quando um casamento não vai bem, as pessoas se separam facilmente. Mas isso não ocorre na maioria dos casos. Concretizar uma separação não é nada fácil — já que a própria vida a dois induz a uma relação simbiótica —, a negação dos aspectos insatisfatórios pode levar a uma permanência muito maior do que a desejada.

Após longo período de insatisfação conjugal, e não vendo outra saída, não são poucos os que optam pela separação. Mas a recaída após essa decisão é comum de acontecer — os dois reatam o relacionamento.

As pessoas se casam por amor. Como o amor romântico é construído em cima da idealização, o parceiro, imagina-se, preenchia uma falta, e na separação ele deixa um espaço vazio, como se levasse com ele o que fazia parte também do outro.

Muitas vezes, a mágoa, a raiva e o ódio são causados pela constatação de que ao ir embora o parceiro frustrou a expectativa de complementação. Na maioria dos casamentos, as pessoas abrem mão da liberdade e da independência e por isso se tornam mais frágeis em caso de ruptura.

Entretanto, o cônjuge rejeitado não é o único a sofrer. Há casos em que o parceiro que não deseja mais permanecer junto se vê ressentido, responsabilizando o outro pela diminuição do seu próprio desejo sexual e pelo fato da convivência cotidiana não lhe proporcionar mais prazer.

A dor de desfazer a fantasia do par amoroso leva — mesmo sabendo-se que não existe nenhuma chance — à constante tentação de restabelecer o antigo vínculo. A reconstituição do casamento, geralmente, dura pouco tempo e quando ocorre a segunda separação o outro, aquele que nunca desejou se separar, volta a sofrer tudo novamente.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro