Topo

Paola Machado

As "escapadas na dieta" devem ter limite. Você sabe qual é o seu?

Paola Machado

05/04/2018 04h00

Crédito: iStock

Contar calorias é uma das grandes preocupações das pessoas que querem manter ou perder o peso. Entretanto, é muito comum entre essas pessoas dar aquela fugidinha da dieta e pensar: "Só mais um pouquinho não vai engordar!".

Realmente, uma escapulida da dieta é importante para satisfazer os desejos por determinados tipos de alimentos, além de evitar a vontade de desistir de tudo. Afinal, ninguém é de ferro, não é? E muitas pessoas utilizam a comida como uma fonte de prazer, conforto e compensação.

Muitos até conseguem cumprir o plano alimentar de segunda a sexta-feira, mas quando chega o final de semana a maioria das pessoas abre mão da dieta, come mais do que o recomendado e, como consequência, acaba atrapalhando seus próprios objetivos e metas.

"Ah, mas eu sigo a dieta direitinho a semana todo. Uma escapadinha no fim de semana não vai engordar…" Será que não vai engordar mesmo? Vamos refletir:

Ao abrir mão da dieta em todos os finais de semana e feriados, há um comprometimento aproximado de 33% da sua dieta. Ou seja, em um ano, são quase quatro meses sem comer direito só nessas "escapadinhas"

Portanto, estipular um limite para o "só mais um pouquinho" e o número de dias de escapadas é muito importante para garantir sucesso no emagrecimento. O ideal é que você mantenha a sua alimentação equilibrada durante a semana, nos finais de semana e feriados!

Quantas calorias equivalem a 1 kg de gordura?

Grosso modo, você precisa consumir 7000 calorias além do que gasta para ganhar 1 kg de gordura. E você pode engordar esse 1 kg tanto se todos os dias comer 1000 calorias além do que queima, quanto se der uma "grande extrapolada" e comer essas 7o00 calorias em um único dia — ok, isso não é fácil de fazer.

É importante esclarecer que a qualidade dos alimentos escolhidos é uma parte tão importante para o sucesso no emagrecimento quanto ficar de olho das calorias. Substituir as 90 calorias de uma maçã por 90 calorias de um brigadeiro com certeza vai comprometer a sua dieta, afinal, os tipos e a qualidade dos nutrientes presentes nesses alimentos são completamente diferentes, e geram reações distintas em nosso metabolismo.

5 dicas para aliviar a dieta e limitar as escapadas

  • Limite as escapadas da dieta: escolha um dia do mês para ter refeições "mais livres" ou uma refeição por semana para consumir aquele alimento que adora e não faz parte do deu plano alimentar.
  • É importante ter consciência de que a ideia no "dia ou refeição livre" é comer alimentos de sua preferência e não compulsivamente. Ou seja, evite quantidades excessivas. É claro que se as quantidades forem exageradas, você vai comprometer o peso.
  • Para evitar exageros, tente saborear muito bem o alimento e mastigar bem devagar.
  • Em festas e comemorações, não faça do alimento o foco principal da ocasião. Tente se distrair com outras coisas, como conversar com os amigos.
  • A preocupação excessiva com a contagem de calorias não é uma forma saudável de controlar o peso. Pense no dia livre como um presente, e não como uma preocupação. Aproveite com consciência.

Uma das principais causas de abandono de dietas é a privação do prazer em comer aquilo que faz a pessoa se sentir bem. Por isso, as escapulidas na alimentação são importantes, já que servem como uma forma de alívio e compensação. No entanto, ressalto mais uma vez que elas devem ser limitadas, a fim de evitar que você comprometa o peso perdido e o alcance das metas pessoais.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.