Topo

Guilherme Giorelli

Suco rosa: saiba por que a beterraba pode ajudar no seu treino

Guilherme Giorelli

10/03/2018 04h10

Crédito: iStock

Depois do suco verde e do suco detox, a versão com beterraba apareceu como grande novidade. E essa não parece ser uma moda passageira, pois veio acompanhada de muitos trabalhos científicos que comprovam sua eficácia, estando hoje entre um dos cinco suplementos ergogênicos definidos com alto nível de evidência pelas prestigiadas American College of Sports Medicine e pelo Australian Institute of Sports. No entanto,  é necessário entender quando utilizar e se serve para você.

Atletas de todo o mundo recorrem aos suplementos esportivos para melhorar a performance durante os treinamentos e competições. Neste mundo altamente competitivo, melhoras de 0,5 a 1,5% podem fazer a diferença entre o primeiro lugar e quem nem chega no pódio. Mas é preciso deixar claro que não existe um suplemento que seja capaz de compensar alimentação errada e a falta de treinamento.

Como ele age?

O suco de beterraba é usado como um suplemento devido ao seu alto teor de nitrato inorgânico (NO3 -), um composto encontrado naturalmente em vegetais. O corpo converte esse nitrato em oxido nítrico (NO) no estômago, que é absorvido no intestino e chega no músculo através da corrente sanguínea. Uma vez no músculo, o óxido nítrico causa uma vasodilatação, aumentando o fluxo sanguíneo e a chegada de oxigênio no local.

E mais oxigênio significa um maior aporte de energia para fazer o exercício de forma eficiente e com menos cansaço. Em termos científicos, isso significa uma melhor resistência cardiorrespiratória, com aumento da capacidade de pulmão e coração entregarem oxigênio suficiente para que as células possam produzir energia durante o esforço e no repouso, além de eliminar os produtos da fadiga.

Portanto, estamos falando não somente de uma competição, mas também na recuperação entre um treino e outro. Os antioxidantes da beterraba ajudam a diminuir a inflamação e o dano celular causado pelo exercício extenuante.

Quando usar

  • Competições de alta intensidade e média duração – como atletismo ou natação.
  • Pessoas em inicio de treinamento ou com baixa capacidade aeróbica.

Como utilizar

O suco de beterraba pode ser tomado no pré-treino, no prazo de até duas horas antes do exercício. Diversos trabalhos indicam que a quantidade de ingrediente adequada varia entre 100 a 450 gramas.

Efeitos Colaterais

É bom saber que a pigmentação da beterraba pode escurecer a urina. Além disso, ela é rica em oxalato, o que pode levar a formação de cálculo renal em alguns pacientes com predisposição

Antes de decidir suplementar com beterraba é fundamental passar por uma avalição com um profissional da saúde. Isso porque a escolha dos alimentos ideais, além da suplementação, é individual. Bons treinos!

Sobre o autor

Guilherme Giorelli é nutrólogo e médico do esporte e exercício. Fellow do International College for Advancement of Nutrology e com mestrado em vitamina D, ele organiza eventos científicos, além de ministrar aulas e palestras. Atualmente é diretor do SMEERJ (Sociedade de Medicina Esportiva e do Exercicio do Rio de Janeiro). Seu dia a dia, porém, é o atendimento de pacientes em sua clínica, que buscam cuidar da saúde por meio da alimentação e do exercício.

Sobre o blog

Este blog é para discutir, sob a ótica da nutrologia e da medicina do esporte, qual o impacto da alimentação sobre o nosso organismo, quais as suas relações com o exercício e como a suplementação pode ajudar. Afinal, todo dia existem novos artigos sendo publicados, novas verdades para serem aprendidas ou questionadas. A ciência nunca está parada, nem você deve ficar.