Topo

Taise Spolti

Gosta de molho branco? Experimente esse Bechamel sem farinha e leite

Taise Spolti

07/02/2018 04h05

O Bechamel é um molho bem conhecido, típico de lasanhas, feito à base de leite com manteiga e farinha, adicionado de noz-moscada, sal e pimenta. Obviamente, eu, de origem italiana, não deixaria de comê-lo, ainda mais quando bate a vontade de comer massa ou uma lasanha de berinjela. Então, sempre opto por um molho apetitoso, mas que não pesa na consciência nem no estômago.

Nesta versão, troco os ingredientes, por escolhas mais saudáveis: leite de castanhas, farinha de batata-doce (pode ser farinha de arroz), óleo de coco.

Ingredientes:

  • 150g de castanha-do-pará;
  • 3 col. de sobremesa de óleo de coco;
  • 3 col. de sobremesa de farinha de batata doce;
  • Sal rosa, pimenta do reino e noz moscada moida a gosto.

Modo de preparo:

Deixe a castanha hidratando por 8 horas em água fria. Jogue a água fora e bata as castanhas em um liquidificador, acrescentando o dobro da quantidade de água (1 porção de oleaginosa para 2 porções de água fria, ou seja, 300 ml de água). Bata até formar um líquido branco. Coe.

O leite vegetal está pronto. Dica: com o restante da castanha que ficou na peneira, faça um queijinho vegetariano apenas temperando com sal, pimenta e especiarias. Ou, então, coloque-a em forno com temperatura baixa durante algumas horas até formar uma farinha de castanha. Pode-se utilizar essa farinha para inúmeras outras preparações.

Em uma panela, acrescente o óleo de coco com a farinha e mexa bem por alguns instantes até começar a trocar de cor essa pastinha, retire a panela do fogo e vá acrescentando o leite vegetal devagar, sempre mexendo bem. Se tiver um fouet (batedor de ovos) em casa, utilize-o, pois é o melhor para que não empelote.

Volte a panela para o fogo, aumente a temperatura e mexa vigorosamente até começar a ferver. Quando o leite levantar fervura, baixe novamente o fogo, tempere com o sal, pimenta e a noz-moscada, e deixe cozinhando por mais ou menos 10 minutos.

O molho bechamel não pode endurecer muito, ele é um creme liso, mas ainda líquido.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.