Topo

Histórico

Blog do Prem Baba

Por que os defeitos afloram quando estamos no processo de autoconhecimento

Sri Prem Baba

12/01/2018 04h20

Crédito: iStock

Algumas pessoas me questionam por que, após entrarem no caminho do autoconhecimento, se sentem piores. Elas acreditam que, em vez de estarem evoluindo, são suas características inferiores que estão ainda mais afloradas. Se percebem mais maldosas, invejosas, ciumentas, raivosas… É como se quanto mais elas rezassem, mais as assombrações lhe aparecessem.

Percebo que esse é um caminho natural do processo de desenvolvimento da consciência. O que acontece é que, antes de você começar a se auto-observar, muitos desses aspectos estavam suprimidos em seu interior e, à medida que você toma conhecimento deles, se assusta. Conforme vai retirando as lentes que distorcem sua percepção, começa a ter uma visão objetiva da realidade.

E, na prática, o processo de desenvolvimento da consciência costuma acontecer em quatro estágios:

1º ESTÁGIO
A pessoa ainda é imatura e atua nos impulsos da natureza inferior sem nenhuma consciência disso. Ela sente raiva e se torna a raiva; sente medo e se torna o medo. Às vezes, sente culpa por ser desse jeito e manifestar tais sentimentos, mas não questiona a possibilidade de ser diferente, porque a atuação dos padrões negativos é intrínseca, faz parte de sua vida.

2º ESTÁGIO
Aqui já é possível observar com certo distanciamento as atuações da sombra. A pessoa não tem controle sobre esses impulsos, mas sabe que eles vão passar em algum momento, de algum jeito. Ela reconhece que o ódio e outros desdobramentos do eu inferior não são sua identidade mais profunda e que ainda está presa nesse sobe e desce, mas ainda não tem ideia de como sair dessa montanha russa de emoções e pensamentos.

3º ESTÁGIO
A percepção já está ampliada o suficiente para notar que seus padrões negativos estão a serviço de proteger dores antigas, o que lhe dá força para escolher não deixá-los atuar quando eles batem em sua porta. A pessoa pode usar sua vontade consciente para fazer diferente e experimentar novos caminhos. O impulso chega, ela respira e usa o poder da escolha.

4º ESTÁGIO
Aqui o padrão negativo já foi transformado e não há mais atuação. O medo tornou-se confiança, o ódio virou amor. A pessoa até reconhece quando uma frequência negativa está passando, mas já não se identifica mais com isso. Durante os primeiros estágios desse processo, seu trabalho é mesmo identificar e transformar esses aspectos destrutivos e negativos dentro de você. É como uma purificação da sua própria maldade.

Por isso, considero que esse sentimento de estar "involuindo" pode ser considerado uma medida de sucesso dentro do caminho espiritual, porque significa que sua percepção está ampliando e já pode observar sutilezas da atuação da sua sombra que antes não via.

Digo que, às vezes, o primeiro vislumbre da verdade é uma grande escuridão. Quando você começa a "desamortecer", a retirar suas máscaras, inevitavelmente terá de encarar os monstros interiores que estavam trancados em seus porões.

É justamente nesse momento que você precisa redobrar sua confiança e firmeza, para não ser pego pela porta dos fundos por essas vozes internas que querem convencer de que não há saída, que você é a própria maldade. Se apertar muito e sua fé for abalada, lembre-se de chamar a alegria. Coloque uma música e dance, mesmo sem saber dançar. Coloque uma música e cante, mesmo sem saber cantar.

Lembre-se que seja lá onde você estiver, seja lá o que estiver passando, é só uma fase. Tudo passa e isso também vai passar.

Firmeza no amor. Firmeza no perdão. E vamos seguir nossa jornada. Que você possa ser o mesmo nas alegrias e nas tristezas.

 

Sobre o autor

Nascido em São Paulo, Sri Prem Baba estudou psicologia e ioga. É discípulo do mestre indiano Sri Sachcha Baba Maharaji Ji, da linhagem Sachcha, e idealizador do movimento global Awaken Love. Seu trabalho une conhecimentos para fortalecer valores humanos, espirituais e sociais. Hoje, existem centros representativos de sua missão na Índia, Estados Unidos, Europa, Israel, Argentina e Brasil. É autor dos livros “Amar e Ser Livre - As Bases Para uma Nova Sociedade”, “Transformando o Sofrimento em Alegria” e do best-seller “Propósito – A Coragem de Ser Quem Somos”.

Sobre o Blog

Ensinamentos para o bem-viver com foco em autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Conteúdos profundos abordados de forma prática sobre relacionamentos, propósito de vida, prosperidade, sustentabilidade, educação, crise planetária e espiritualidade, entre outros.

Blog do Prem Baba