Topo

Histórico

Categorias

Blog da Bella Falconi

É possível manter a vida social e ainda ter uma alimentação saudável?

Bella Falconi

12/10/2017 04h00

O que é ter vida social para você? Sair com os amigos em uma quarta-feira para um happy hour, se jogar na balada no final de semana ou viajar para o destino dos sonhos com a galera? Tudo isso faz parte de uma vida social. E é fato: temos uma grande tendência a reproduzir os hábitos e manias das pessoas que estão ao nosso redor. Até aí tudo bem, se a maioria dos seus amigos fossem super caseiros e não comessem junk food ou ingerissem álcool, não é mesmo?!  Mas quem de nós não tem aquela turma de amigos que adora um barzinho e uma pizza no final de semana?

E é aí que surge a dúvida: é possível conciliar alimentação saudável com vida social?

Essa foi uma das perguntas mais frequentes que fiz a mim mesma nos últimos anos. Eu não sabia essa resposta há alguns anos, quando me privei completamente da minha vida social em prol da dieta e malhação. Até que um dia eu percebi que não era possível ser feliz daquela forma, afastada do mundo e de todos, sem me permitir alguns prazeres da vida, no que diz respeito à alimentação, festas e viagens.

Eu, por exemplo, não viajei por muito tempo com medo de não haver uma academia por perto para que eu mantivesse minha rotina de treinos. Deixei de sair com os meus amigos por anos, pois sabia que, em muitas ocasiões, não haveria nenhum tipo de alimento que fizesse parte da minha dieta. Passei dois Natais comendo apenas frango e batata-doce. Hoje em dia, eu olho para trás e penso que sou grata a tudo que fiz, pois era o que eu queria ter feito. Mas a pergunta é: será que hoje em dia isso seria bom para mim? Não! E nem mesmo para a maioria das pessoas comuns. Obviamente que atletas estão excluídos dessa "lista", pois são pessoas que realmente precisam viver uma vida diferenciada, em todos os sentidos. E eles têm minha total admiração por isso. Mas o que temos visto hoje em dia, são pessoas comuns, se privando de centenas de coisas, ao escolher viver uma vida totalmente regrada e sem equilíbrio.

Vida Social vs. Dieta: dicas para não escorregar na dieta e ter vida social

1- Não deixe de sair com os amigos, mas faça sua escolha: ou uma taça de vinho ou um pãozinho de entrada ou uma pequena sobremesa. Já saia de casa com essa mentalidade.

2- Aprenda a provar e não a devorar. Gula é diferente de vontade. Eu aprendi a comer sobremesa dando duas ou três colheradas e já me sentir satisfeita. Muitas vezes, para mim, o cafézinho expresso ao final da refeição, sacia minha vontade comer doce e é uma boa estratégia a ser usada, também.

3- Coma devagar e mastigue muitas vezes. Estudos apontam que demora cerca de 20 minutos para o cérebro "entender" que já estamos satisfeitos. Eu já sai da mesa algumas vezes sem me sentir totalmente satisfeita, mas alguns minutos depois, estava literalmente empanzinada. Lembre-se: enquanto tiver comida na mesa, você vai comer!

4- Beba muita água! O líquido dá aquela sensação de "barriga cheia", evitando assim que você coma porções maiores do que o necessário.

5- Sempre, sempre, sempre adicione fibras nas refeições, pois além de terem baixas calorias, elas causam saciedade e ajudam a reduzir a carga glicêmica da refeição. Alimente-se com o cérebro e não com o olho.

6- Coma alguma coisinha saudável antes de sair de casa para não chegar no local do seu compromisso de barriga completamente vazia, aumentando, assim, as chances de comer mais do que o necessário.

7- Não hesite em pedir ao garçom que faça alguns ajustes no seu prato. Por exemplo: substituir o arroz branco pelo integral ou a batata por brócolis. Lembre que as suas escolhas determinam os seus resultados. Ser feliz e ter vida social também faz parte do "protocolo" da saúde.

8- Peça um chá quente no restaurante. Isso sempre funcionou pra mim. Não sei explicar o porquê, mas a bebida quente sempre me causou a sensação de barriga cheia mais do que a bebida gelada! Além disso, os chás são excelentes fontes de fitoquímicos e ajudam a amenizar o impacto negativo das comidas ingeridas fora de casa, não tão saudáveis assim.

9- Não se presenteie com comida e nem se puna pela comida. Alimente-se com equilíbrio e discernimento. Comida não é recompensa nem punição. Não pense que pode devorar duas travessas de brigadeiro e no dia seguinte correr por duas horas. É claro que é bem melhor fazer o exercício cardiovascular no dia seguinte, mas não encare isso como sendo uma "teoria da super compensação", pois isso acaba se tornando um ciclo vicioso e pode lhe trazer prejuízos a longo prazo.

10- Deixe seus amigos saberem das suas metas e não tenha vergonha de expor seus esforços para alcançá-las. Não permita que ninguém te julgue ou influencie a desistir falando que ser "assim" é bobagem. Em vez disso, mostre a eles o quanto ser saudável (com equilíbrio), vale a pena! Proponha um desafio para os seus amigos mais próximos e convide-os para treinar um dia ou para um corridão ao ar livre. Eu desconheço alguém que tenha ido treinar e depois tenha falado que se arrependeu.

Sobre o autor

Bella Falconi é bacharel em nutrição e mestre em nutrição aplicada pela Northeastern University, nos Estados Unidos. Atualmente É pós-graduanda em Teologia e pioneira do movimento saudável nas redes sociais. Bella também é ex-atleta fitness e ministra palestras motivacionais em vários lugares do mundo, principalmente no Brasil.

Sobre o blog

Dicas e artigos sobre saúde e bem-estar, com foco no equilíbrio e nas realizações pessoais. A ideia central do blog é motivar e também desmistificar diversos assuntos sobre alimentação saudável.

Blog da Bella Falconi