Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Atalla

Industrializados seriam os verdadeiros vilões da alimentação?

Marcio Atalla

21/12/2017 04h10

 

De tempos em tempos, surge o grande vilão alimentar. Aquele que carrega toda a culpa da obesidade e das doenças causadas pela má alimentação no mundo. No momento, estão sob os holofotes todo e qualquer produto industrializado: seja embalado, rotulado ou pronto para ser consumido.

O fato é que sem a indústria dos alimentos não haveria como alimentar os mais de 8 bilhões de habitantes de nosso planeta. Ao ritmo que a produção de alimentos melhorou suas técnicas, lá atrás, na época que a agricultura era a base da economia, a população cresceu. E assim, foi indo. O homem sempre arrumando uma forma mais eficiente de produzir alimentos e, com isso, a população ia crescendo. E esse ciclo segue até hoje.

Processados de boa qualidade

Claro que, se pudéssemos ter uma horta no quintal de casa e comer apenas alimentos in natura ou minimamente processados, seria maravilhoso, mas não é a realidade do mundo de hoje. E sim, existem alimentos industrializados e processados que são de boa qualidade.

Alguns vão dizer que esse tipo de alimento carrega altas quantidades de sal e açúcar, mas digo que não. Na verdade, apenas 19% do açúcar consumido pelo brasileiro vem do produto processado. Os números mostram que 11% do açúcar é do próprio alimento, como a frutose das frutas, e 70% vem do que nós adicionamos com nossas próprias mãos! Principalmente em cafezinhos e sucos, veja bem.

Com isso, novamente chegamos a bela conclusão de que não há grandes e únicos vilões ou culpados! Com equilíbrio e parcimônia, até mesmo os produtos processados podem ser consumidos sem problema. Tudo parte sempre de escolhas e atitudes que temos a cada dia, que vão ditando nosso estilo de vida e a qualidade com que vamos vivê-la!

E essa semana no canal BemStar, você confere nosso vídeo sobre a ceia de Natal e como sobreviver a ela sem engordar 10 quilos! rs!!

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.

Blog do Marcio Atalla