Topo

11 frases que você nunca deve dizer a quem está tentando engravidar

11 frases que você nunca deve dizer a quem está tentando engravidar - iStock
11 frases que você nunca deve dizer a quem está tentando engravidar Imagem: iStock

Veridiana Mercatelli

Colaboração para o UOL

12/12/2017 04h00

Mulheres que tentam engravidar por um tempo sabem a angústia que é, todo mês, esperar para ver se a bendita menstruação vai aparecer ou se, finalmente, vai atrasar. Elas buscam os mínimos sintomas, sabem de cor o dia da ovulação. O sexo com o parceiro, muitas vezes, passa a ser mecânico (e nem sempre elas se sentem bem com isso). Mas a quantidade de ansiedade é proporcional a de absurdos que se ouve neste período. Se você tem uma tentante por perto, saiba quais são as frases que jamais deve falar.

Leia mais

1. "Mas você ainda não tentou nada, uma vizinha está há 7 anos tentando!"

Cada mulher sabe de sua própria dificuldade de engravidar e de encarar a situação. Minimizar o sofrimento dela, ao compará-la com outra pessoa, não vai fazê-la sentir-se melhor. Pelo contrário, pode piorar a batalha interna da tentante. “Essa comparação apenas aponta um caminho mais complicado do que o que ela já vivencia. Ela pode chegar a conclusão que terá de tentar mais de sete anos para conseguir”, alerta Oswaldo Rodrigues Jr., psicólogo do Inpasex (Instituto Paulista de Sexualidade de São Paulo).

2. “Comigo foi rapidinho, parei de tomar a pílula e engravidei"

Bom para você. Mas já pensou o quão difícil é ter de encarar a própria infertilidade? Além do mais, cada pessoa tem seu tempo. Segundo Jairo Iavelberg, ginecologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo, mesmo que as causas da infertilidade sejam conhecidas e que o tratamento seja bem indicado, não existem garantias de gravidez, nem dá para saber quanto tempo ou quantas tentativas podem ser necessárias.

3. “O problema é com você ou com o seu marido?”

Não necessariamente existe um problema biológico com o casal. E não há culpa de nenhuma das partes. “Engravidar pode ser um processo complexo. Tentar engravidar já expõe a pessoa a muitos medos, inseguranças, cobranças e culpa. Em vez de dizer algo assim, é melhor ouvir e incentivar a continuar com as tentativas ou a buscar ajuda especializada”, sugere Mariana Bonsaver, psicóloga da Pro Matre Paulista.

4. “Não fica pensando nisso, é só desencanar que vem”

Quem está tentando engravidar pensa no assunto quase o tempo todo. E, acredite, o casal sabe que precisa controlar sua ansiedade, mas nem sempre é possível. “Existem limites de idade, de manutenção hormonal e qualidade ovular que são, progressivamente, menores com o envelhecimento da paciente. O que vai acelerar o tratamento e as tentativas, precisa ser julgado por um profissional médico competente”, diz Iavelberg.

5. “Ah, se não engravidar, você adota”

Sim, esta é, sem dúvida, uma alternativa. Mas ninguém, além do casal, pode decidir isso. “Quando alguém nos traz uma solução para um dilema que vivemos e ela não está de acordo com o que queremos, isso mostra que quem fala não compreende o problema”, diz Rodrigues Jr.. Além disso, segundo a psicóloga clínica Ana Larissa Marques Perissini, é preciso entender que existem muitos fatores envolvidos no processo de ter um filho que precisam ser respeitados. “A impossibilidade da gestação pode ser uma frustração e é necessário realizar o luto desta etapa para iniciar outra etapa de modo saudável”, fala.

6. “Já fez a simpatia XYZ?”

Quem nunca teve um conhecido que propõe saídas milagrosas, né? Essa proposta de usar fórmulas místicas até pode ser de bom coração, mas por outro lado, é meio cruel. “Pode parecer que a outra pessoa não nos considera capaz de encontrar alternativas e está tentando solucionar nossos problemas”, lembra o psicólogo do Inpasex.

7. “Depois de transar, sempre levanta as pernas (ou fica deitada por meia hora)”

Pode ser que o casal tenha tornado o sexo uma maratona de tentativas com uma única finalidade, que não o prazer. Já é ruim ter de encarar isso, então, por que incentivar ainda mais essa dinâmica? “As mecanizações das etapas para engravidar podem acabar com o relacionamento afetivo do casal e tirar o brilho e encanto da gravidez e do parto”, aponta Jairo Iavelberg.

8. “É só fazer tratamento"

Não, não é. “Tratamentos de fertilização são caros e complexos, além de não serem garantia de uma gestação. Fora que, o casal pode já estar fazendo tratamento e não ter obtido sucesso”, lembra Mariana.

9. "Você ainda é jovem, tem tempo"

Novamente, temos a incompreensão do sentimento alheio e isso vai fazer a tentante perceber que a outra pessoa não está se importando com suas necessidades neste momento. “É difícil ouvir das pessoas que não passaram pela dificuldade de engravidar que você precisa ter calma e que ainda tem tempo, pois a corrida contra o tempo está presente a todo o momento para essas mulheres”, aponta Ana Larissa.

10. “Aproveita pra ir treinando bastante”

Pode parecer uma piadinha para aliviar o problema, mas não é o que uma tentante precisa ouvir porque, sim, ela e o marido devem estar “treinando” mais do que você imagina. “Geralmente as pessoas não estão pedindo soluções para os problemas. Desabafar pode ser tudo o que se queria fazer”, lembra Oswaldo Rodrigues Jr.. Além disso, esta é uma maneira de expor a vida sexual do casal, o que pode causar constrangimento.

11. “Você deveria ter começado antes”

Tentar engravidar é um processo que envolve questões emocionais, biológicas, de trabalho e financeiras. “Cada mulher vai avaliar qual é o melhor momento para engravidar”, diz Mariana. Vamos deixar o calendário do casal em paz, combinado?