Topo

Histórico

Blog do Prem Baba

Quais são os passos para começar a se libertar da compulsão alimentar

Sri Prem Baba

15/12/2017 04h15

Crédito: iStock

A gula é uma matriz psicológica que se manifesta como uma voracidade, uma necessidade de preencher um vazio interno através de compulsões, seja ela alimentar ou não. Digo isso, porque outras compulsões como falar, comprar, ler, se masturbar, ver pornografia, entre tantas, também podem ser consideradas manifestações da gula e todas elas, invariavelmente, estão ligadas à repressão sexual.

Matrizes psicológicas agem como complexos autônomos, sempre a serviço de proteger dores soterradas em seus porões internos. Essas dores costumam ser oriundas de choques de humilhação, rejeição, exclusão, abandono acontecidos na infância. Traumas profundos que geraram dores que não puderam ser bem elaboradas, porque a criança não tinha estrutura emocional para isso.

Esses sentimentos negados costumam passar despercebidos por muito tempo. Porém, geram sintomas dos mais diversos, entre eles a compulsão alimentar, que nos faz repetir padrões negativos por toda a vida. Como já disse, nesse caso, a pessoa come não só para saciar sua fome, mas também para preencher o vazio que sente por não ter sido amada como precisou. Ao comer compulsivamente, ela busca pelo prazer que, por algum motivo, acredita não ser merecedora de sentir. Dessa forma, anestesia momentaneamente a imensa dor que carrega.

A gula, então, está mostrando que tem algo trancafiado dentro de seu peito precisando ser cuidado e o primeiro passo a dar é descobrir a causa dessa dor. Você precisará ir atrás de imagens, condicionamentos e crenças que, por ventura, tenham sido programadas e instaladas no seu sistema. As respostas costumam estar na relação com seus pais e núcleo familiar, em que os primeiros choques da sua vida ocorrerão.

Se hoje você ainda não percebe essa conexão, não tem problema, mas tenha como pista que, quanto maior a compulsão, maior a repressão sexual. E quando a repressão é intensa, há que se ter muita disposição para poder ir além de todo o muro criado pela moralidade e pelo conhecimento emprestado que a gerou.

Em algum momento, você poderá fazer essas conexões e liberar os conteúdos desses porões. Ainda assim, por conta do hábito, pode ser que, ao se deparar com situações difíceis, tenha uma recaída e queira comer para se anestesiar. Porém, se as dores já foram vistas, choradas e elaboradas, a situação é outra. Nesse caso, apenas o uso da vontade consciente será suficiente para colocar ordem na casa: "Quem manda aqui sou eu e não vou mais dar comida para esse viciado dentro de mim".

Você dá o comando e segura a crise de abstinência que não deverá durar mais de três dias. Se conseguir atravessar esse caminho, ficará surpreso ao notar a ausência da compulsão e a mudança na sua consciência.

Se a compulsão por alimentos continuar mais forte que você, a despeito de sua austeridade, receba isso como uma mensagem. A gula está dizendo que tem um cheiro ruim dentro do porão. Está dizendo que o porão precisa de faxina.

Todas essas respostas encontram-se dentro e o primeiro passo para obtê-las é querer encontrá-las. Eu nunca disse que seria fácil, mas sinceramente, não conheço outro caminho. Vale lembrar, que é sempre bom buscar a ajuda de um profissional.

Que a disposição de atravessar cada uma das fases da jornada seja iluminada.

Sobre o autor

Nascido em São Paulo, Sri Prem Baba estudou psicologia e ioga. É discípulo do mestre indiano Sri Sachcha Baba Maharaji Ji, da linhagem Sachcha, e idealizador do movimento global Awaken Love. Seu trabalho une conhecimentos para fortalecer valores humanos, espirituais e sociais. Hoje, existem centros representativos de sua missão na Índia, Estados Unidos, Europa, Israel, Argentina e Brasil. É autor dos livros “Amar e Ser Livre - As Bases Para uma Nova Sociedade”, “Transformando o Sofrimento em Alegria” e do best-seller “Propósito – A Coragem de Ser Quem Somos”.

Sobre o Blog

Ensinamentos para o bem-viver com foco em autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Conteúdos profundos abordados de forma prática sobre relacionamentos, propósito de vida, prosperidade, sustentabilidade, educação, crise planetária e espiritualidade, entre outros.

Blog do Prem Baba