Topo

Blog da Sophie Deram

Veja 5 dicas para diminuir a vontade de comer doce

Sophie Deram

03/01/2018 04h00

Crédito: iStock

Todo ano é a mesma coisa: mal acabam as festas e começa a busca por estratégias imediatistas, com dietas radicais, restrições e detox, para conquistar um corpo "sarado". Esses métodos podem até trazer algum resultado a curto prazo e ajudar a mandar embora alguns quilinhos, mas não são hábitos sustentáveis, por isso a maioria das pessoas acaba voltando a engordar. Quantas vezes você começou um plano desses em janeiro e acabou desanimando?

Isso não acontece por falta de foco, força e fé, mas sim porque é preciso tratar a raiz do problema, reeducando seu paladar e, consequentemente, mudando a relação com a comida. Só assim se criam hábitos alimentares mais saudáveis e que podem ser levados para toda a vida.

Por que rever hábitos?

Rever hábitos é rever nossa saúde. Os números não mentem: segundo a OMS, o Brasil tem um consumo de açúcar 50% acima do que deveria. Uma pesquisa divulgada no ano passado pelo Ministério da Saúde mostrou que muitos brasileiros consomem doces em excesso, cinco vezes ou mais na semana.

Em paralelo, a Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) apontou que o diagnóstico médico de diabetes passou de 5,5% em 2006 para 8,9% em 2016, e o de hipertensão foi de 22,5% em 2006 para 25,7% em 2016.

Para melhorar este quadro, não basta tirar o açúcar da mesa. É preciso mudar padrões. A boa notícia é que estudos comprovam que é possível mudar nosso paladar, mesmo depois de adulto. Então, siga as dicas a seguir e comece o ano com o pé direito.

  1. Não engane seu cérebro

Trocar tudo por light, diet e zero nem sempre é a melhor alternativa. Geralmente, esses alimentos tiram uma coisa e sobrecarregam em outra. Por exemplo: se é zero açúcar, pode ter muita gordura ou sódio; se tem pouca gordura, pode ter muito açúcar.

Isso sem falar da noção equivocada de que, se é "zero", pode comer a quantidade que quiser. Não é à toa que muita gente não entende porque continua engordando, mesmo comendo só coisas light. Prefira curtir o que realmente agrada seu paladar e em quantidades moderadas.

  1. Cuidado com o adoçante

Estudos mostram que quanto mais você consome adoçante, mais corre o risco de aumentar sua vontade por doces. Isso pode acontecer porque o sabor doce aguça as papilas gustativas e o cérebro se prepara para receber açúcar, mas ele não vem!

Por isso é mais interessante consumir o adoçante em quantidades moderadas, ao invés de regar absolutamente tudo com doses altíssimas do produto. Com exceção de quem usa por recomendação médica, eu não indico seu uso. Para que enganar o cérebro? É melhor reeducar seu paladar para consumir menos doce.

  1. Reduza o açúcar de forma gradual

Não é para consumir açúcar sem critério! É interessante reduzir o paladar doce aos poucos. Você costuma colocar duas colheres de açúcar no café? Tente colocar uma e prove. Está gostoso? Ótimo! Precisa de mais? Coloque um pouco mais e vá treinando seu paladar a consumir menos. Esse é só um exemplo, mas é legal fazer uma análise dos momentos em que você usa o açúcar ao longo do dia e ir diminuindo as quantidades de forma gradual, sem mudanças drásticas. Garanto que em menos de três semanas você sentirá uma baita diferença.

  1. Tome água

Beba água ao invés de bebidas doces como sucos e refrigerantes. Você também pode fazer água saborizada com abacaxi, limão, kiwi, morango, gengibre, cravo, canela, etc. Mas se hidrate com água em primeiro lugar. Depois de bem hidratado e se você realmente quiser, mate a vontade com a bebida doce que você gosta, em quantidades moderadas.

  1. Viva a comidinha caseira

Aposte nas preparações feitas em casa. Se não gosta de cozinhar, procure comer em lugares que ofereçam comida fresca e caseira, que é a melhor companheira para uma nutrição de qualidade.

Comece o ano sem estresse e privações. Reeduque seu paladar, faça as pazes com a comida e livre-se de vez das dietas que só servem para deixar nossas listinhas de Ano-Novo mais extensas e inalcançáveis.

Em 2018, coma melhor, não menos!

Bon appétit!

Sophie Deram

Sobre a autora

Sophie Deram é uma nutricionista franco-brasileira, autora do best-seller “O Peso das Dietas”, palestrante, pesquisadora e doutora pela Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) no departamento de endocrinologia. Defende a importância do prazer de comer para a saúde e a ideia de comer melhor e não menos. Sophie não acredita nas dietas restritivas e no “terrorismo nutricional”. Desenvolve programas online para transformar a relação das pessoas com comida e ensina profissionais de saúde sobre nutrição que alia ciência e consciência.Leia mais no site da Sophie Deram: https://www.sophiederam.com/br/

Sobre o blog

Dicas, reflexões e estudos sobre a relação do nosso corpo com a comida, com foco em alcançar uma relação tranquila com os alimentos e, assim, obter um peso saudável. Esse é um espaço que passa longe dos modismos alimentares. Aqui promoveremos mudanças de hábitos que vão te ajudar a viver melhor. Acredito que o ser humano se nutre de alimentos e sentimentos.