Topo

Meu namorado me contou que tem HIV. Posso ter filhos com ele, Jairo?

Do UOL, em São Paulo

02/03/2017 04h00

Ao saber que seu novo namorado tem HIV, a internauta conta que ficou curiosa para saber se é possível manter uma vida sexual normal com o parceiro e se eles poderão ter filhos.

Dá para ter uma vida absolutamente normal, mas é bom tomar alguns cuidados.”

Jairo Bouer, especialista em sexualidade.

Bouer explica que os médicos orientam para que o casal use camisinha em todas as relações sexuais, uma medida que garante a proteção e pode deixar os dois mais tranquilos.

Além disso, é importante que o infectado pelo vírus esteja sob tratamento. Tomar remédio garante a saúde de quem tem HIV e pode tornar a carga viral indetectável, diminuindo as chances de transmissão.

Se mesmo assim ainda existir preocupação, é possível tomar a PREP (Profilaxia Pré-Disposição). Quem não é soro positivo pode tomar todos os dias, uma vez por dia, pra diminuir os riscos de contaminação.

E quem tem HIV pode ser pai. “Existem técnicas que garantem que a criança vai nascer com risco mínimo ou sem risco de estar infectada pelo HIV”, explica Jairo.

É possível usar a técnica de lavagem de espermatozoide ou inseminação in vitro, por exemplo. O médico que acompanha o paciente pode explicar os métodos e indicar a melhor opção para cada caso. 

Você tem alguma dúvida? Mande um e-mail para o drjairobouer@uol.com.br. Acompanhe ainda o blog do Jairo Bouer. E, se você perdeu algum programa do @saúde, assista às outras edições.