Topo

Taise Spolti

Babaganoush: como fazer esta clássica receita árabe repleta de nutrientes

Taise Spolti

20/12/2017 04h00

Uma pasta tão deliciosa dessa e tão pouco utilizada na alimentação saudável. Babaganoush é uma pasta clássica da comida árabe, e além de prática e deliciosa, ela é rica em nutrientes, baixa em carboidratos, e com o Tahine, que é a pasta de gergelim, que possui ferro, cálcio, tripfotano, muitas fibras, cobre, magnésio, vitaminas do complexo B, fósforo e proteína.

Utilize essa pasta com torradinhas integrais, sanduíche, creme para salada, base para molhos… É incrível como a simplicidade desse molho deixa ele especial, fora que a comida árabe é cheia de mistérios e eu sou encantada nisso.

Ingredientes:

  • 2 berinjelas grandes;
  • 1 colher de sopa cheia de tahine (pasta de gergelim);
  • 2 dentes de alho descascados;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • Sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de Preparo:

Primeiro vamos defumar as berinjelas, colocando no fogo do fogão, com a casca limpa, até que a pele enrugue e quase queime. Pegue pelo cabinho para não machucar os dedos. Corte elas ao meio e asse por 10 minutos no forno até que o miolo da berinjela esteja cozido e mole.

Retire a polpa, coloque no liquidificador com o tahine e os demais ingredientes, e processe até que vire uma pasta consistente. Guarde a pasta na geladeira por até uma semana e use a criatividade em todos os preparos.

Não se esqueça: o melhor sal a ser usado é o marinho e os não refinados, como o rosa. E mesmo assim, use pouco sal e dê sabor a sua comida com temperos.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.