Topo

Blog da Maria Cecília Corsi

Que tal assar um pãozinho delicioso de abobrinha feito com pouca farinha?

Maria Cecília Corsi

08/03/2018 04h10

Crédito: Fernando Moraes/UOL

Assar um pão em casa é um momento especial, que espalha aroma pela casa até você servi-lo quentinho à mesa. Mas agora me diga: quem tem tempo para sovar a massa e esperar que ela fermente?

Por isso, eu me desafiei a desenvolver uma receita que, além de magrinha e mais nutritiva, fosse rápida e gostosa. Ao usar a abobrinha ralada, você vai precisar de menos farinha na massa.

Este pão pode acompanhar a sua refeição ou servir de base para sanduíches mais leves, se você rechear com um queijo light de sua preferência. A receita está aí, pronta para ir ao seu forno!

Pão de Abobrinha

Rende 10 fatias de 96 calorias cada.

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de farinha integral
  • 1/2 xícara de chá de farelo de trigo
  • 1/2 xícara de chá de farelo de aveia
  • 1 envelope de fermento biológico
  • 1 colher de sobremesa de açúcar mascavo
  • 1 colher de chá de cúrcuma
  • 1 colher de chá de tomilho fresco
  • 200 mililitros de leite
  • 2 ovos inteiros
  • 1 pires cheio de abobrinha ralada sem o miolo
  • Manteiga o suficiente para untar uma forma de bolo inglês.

Crédito: Fernando Moraes/UOL

Modo de preparo:

  1. Primeiro, você fará o que nós chamamos de esponja e, para isso, vai amornar metade do leite, ou seja, 100 mililitros.
  2. Coloque esse leite morno em uma vasilha, juntando 1 colher de sopa da farinha integral, o açúcar mascavo e o fermento biológico. Mexa muito bem. Então, cubra com um pano e deixe descansar por 10 minutos.
  1. Passado esse tempo, acrescente à esponja todos os outros ingredientes, menos a abobrinha. Perceba que a massa tem uma consistência mole — é isso mesmo!
  1. Depois de misturar bastante, sentindo que a massa está bem homogênea, é a hora de acrescentar a abobrinha.
  1. Derrame a massa em uma forma de bolo inglês untada com manteiga.
  1. Leve para assar por 25 minutos em forno pré-aquecimento a uma temperatura média.
  1. Para finalizar, deixe a temperatura do forno alta e asse por mais 3 minutos, só para dourar.

Para variar:

•           Substitua a abobrinha por cenoura ralada

Sobre a autora

Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo, ao trabalhar em hospitais Maria Cecilia Corsi já percebia certa dificuldade na hora de preparar uma comida saborosa para quem sofria alguma restrição. E resolveu colocar um fim nessa história quando notou que, mesmo em situações mais banais, como as de pessoas que precisavam perder apenas 4 ou 5 quilos, era complicado montar um cardápio sem mesmice. Daí, em 1995, viajou para Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos, para estudar maneiras de ajustar o melhor da gastronomia à dieta saudável. E trouxe na bagagem de volta uma série de truques. De lá para cá, inventou outros tantos, é bem verdade… Não gosta de dizer que faz pratos light nem diet. Define sua cozinha como moderna e atual (“Porque hoje todo mundo quer uma vida saudável”).

Sobre o blog

Toda semana, Maria Cecília ensina uma receita por aqui. Mas não dá só o passo a passo. Ela conta os bastidores de sua criação culinária. Por exemplo, divide com você como ela consegue emagrecer ingredientes “gordos”, tirar o sal de um molho sem que alguém sinta falta dele, criar doces para diabéticos de dar água na boca e muito mais. A ideia é que você não só prepare o prato ensinado em sua casa, mas se sinta inspirado para modificar as receitas do seu próprio caderno de família, a fim de que se tornem bem mais equilibradas.

Blog da Maria Cecília Corsi