Topo

Paola Machado

Muitas dietas não têm comprovação científica: você vai mesmo ser cobaia?

Paola Machado

21/03/2018 04h00

Crédito: iStock

Você pode não saber, mas algumas dietas e protocolos de exercícios que fazem sucesso na internet não têm comprovação científica. Quem já não leu chamadas com as seguintes frases: "Emagreça 10 kg em 1 semana" ou mesmo "Faça esse treino e veja resultados imediatos"? Mas essas promessas nem sempre vêm acompanhadas de soluções. Por esse motivo, é importante você ficar atento, tomar cuidado com as informações e não testar treinos ou dietas antes de ter certeza que a informação é prudente.

Dieta não é receita de bolo

Vamos começar pela alimentação. Resultados de emagrecimento, fortalecimento muscular ou mesmo para se ter um estilo de vida saudável dependem de aproximadamente 60% do que comemos. As dietas da moda são muito procuradas por prometerem resultados rápidos, mas será que os ganhos são duradouros?

Dieta não é uma receita de bolo. Depende da nossa individualidade biológica e das necessidades diárias de nutrientes. Você vai emagrecer com uma dieta restritiva e sem comprovação? Provavelmente sim. Mas quanto tempo vai durar? O que ela pode gerar de malefícios para seu organismo e sua saúde? Será que vale a pena?

Vou dar um exemplo simples que muitos falam: "Consumir carboidratos faz mal". Que tal pararmos de terceirizar a culpa? O carboidrato sempre foi bom, quando consumido da forma correta e de forma consciente (esse será um tema para um próximo post). O guia alimentar esta aí  para ser seguido. Carboidratos, proteínas e gorduras existem para ser consumidos na proporção adequada, conforme suas necessidades diárias.

Não existem regras, não existem receitas e nem fórmula mágica. Sem carboidratos, você não tem reservas energéticas suficientes para realizar exercícios, o que pode levar a um emagrecimento não saudável, com redução de massa magra e do condicionamento físico, além de quadros de fadiga precoce. Basta você consumir a quantidade correta, de acordo com orientação profissional.

Sempre informe-se sobre as dietas com um nutricionista e busque informações fiéis em artigos longitudinais (e que não tenham manipulações de resultados) com resultados significantes. Lembrem-se que, na dose certa, a maioria dos nutrientes garante equilíbrio alimentar.

Estas dicas podem ajudar você a não cair em ciladas e ser uma cobaia de dietas sem eficiência comprovada:

  • Para checar se uma dieta é ou não da moda, observe se ela não é um "boom", se o plano alimentar não apareceu na mídia de um dia para o outro. Pesquise se é ou não eficaz, se há estudos por um longo período de tempo e se o efeito é duradouro, pois essas dietas costumam ter resultados imediatos, porém com duração curta.
  • O guia alimentar (que passou por aprovação do CFN) é nosso melhor padrão de alimentação, comprovada cientificamente e sugere a ingestão de alimentos de verdade.
  • A maioria das dietas com restrição não possuem comprovação científica em longo prazo e tem muitas discussões. Quando há discussões, não tente. Pelo sim e pelo não, melhor pecar pela certeza, que é o seu bem-estar, em vez de cair na armadilha de ser um cobaia humano.

Não dá para ter saúde e condicionamento físico sem sair do sofá  

Como a dieta, muitos protocolos de exercícios e estratégias são elaboradas e, concomitantemente, caem no desuso por falta de comprovações científicas.

A maioria dos protocolos estão disponíveis na internet. O Protocolo de Tabata, muito usado em treinos intervalados de alta intensidade (HIIT), é testado desde 1994 e mostra resultados positivos em longo prazo, por exemplo. Se um novo exercício surgir e você gostar, leve ao seu professor e ouça a opinião dele. Cada indivíduo responde de uma forma quando estimulado e não há promessas de fortalecimento, emagrecimento, condicionamento e saúde sem se levantar do sofá e colocar o corpo para trabalhar. Fique atento a estas dicas para escolher um treinamento eficiente e que não coloque seu corpo em risco:

  • Protocolos que garantem resultados instantâneos podem não ser duradouros e acarretar em lesões.
  • Exercícios mirabolantes (de ponta-cabeça e um tanto quanto esquisitos) podem ser invenções que não vão levar você  muito longe.
  • Não tente fazer um exercício que exija um condicionamento que você ainda não tem. Busque com seu professor, sempre, um objetivo dentro do seu treino.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.