Topo

Paola Machado

Três dicas essenciais para você não perder o foco do seu treino

Paola Machado

09/04/2018 04h00

Crédito: iStock

Quem é sedentário ou está iniciando o exercício sabe o quanto é difícil começar ou manter-se motivado para treinar. Até mesmo os ativos têm essas dificuldades  muitas vezes, por falta de tempo, por oscilação de humor ou por perderem, rapidamente, o foco.

Por isso, seguem dicas essenciais para que isso não acontece com você.

Comece aos poucos

Não adianta querer correr atrás do prejuízo em um só dia. Percebo muitos alunos extremamente desesperados que passam duas horas na academia ou mesmo tentam pegar uma carga absurda. Aí, não conseguem fazer o exercício direito. Outro erro é começar indo na academia todos os dias.

Você sabe por que isto não dá certo?

  1. Você treinará muito e não verá o resultado tão rapidamente quanto pensa. Daí, caímos na lei da imediatismo. Você, como iniciante, pensará: "Poxa! Para que estou treinando tanto se não há resultado?". Então, desiste.
  2. Sentirá dores, fadiga e, em um grau mais elevado, poderá até ter lesões consequentes do excesso de treinamento. Isso resulta em desistência e perda de foco.
  3. O tempo despendido na academia é muito. Sabe o que acontecerá? Daqui um tempo você pode falar: "Não tenho tempo para malhar!"; ou "Perco muitas horas na academia".

Em vez de querer começar desesperadamente, vamos pensar em soluções práticas, com o pé no chão.

  1. Comece aos poucos, respeitando os limites do seu corpo.
  2. Treine, no máximo, uma hora. Esse tempo é suficiente para quem quer emagrecer ou ganhar músculos. O que importa em um treino não é a duração e, sim, a eficiência de movimento e aproveitamento do exercício.
  3. Aprenda a distribuir seu treino e não sobrecarregar um grupo muscular exaustivamente. Comece alternando dias de treino com dias de descanso. Assim, respeitará o descanso e limites do seu corpo. Se não quiser ficar parado nos dias de descanso, opte por uma recuperação ativa, ou seja, fazendo algum exercício que não trabalhe o mesmo grupo muscular recrutado no dia anterior.

Dessa forma, os resultados aparecerão aos poucos e, com certeza, você dará mais valor a tudo o que construiu e seu progresso será duradouro.

Silencie a sua voz  negativa interior

Sempre há uma voz dentro de nós que conspira contra nossos pensamentos positivos. Ela diz que hoje não precisamos ir na academia e arruma mil motivos para isto, seja por falta de tempo, seja por cansaço, seja por uma dor inexistente. Também insiste que você pode comer mais e mais, que não tem problema algum pegar só mais um pouquinho do prato que adora.

Esses pensamentos são tentadores, mas, pode ter certeza que eles não ajudarão a atingir seus objetivos. Muito menos a manter o foco.

Quando tiver pensando algo assim, seja maior. Escreva, tente distrair seu pensamento com outra atividade e concentre-se nos seus objetivos. Foque em melhores escolhas.

Visualize, sempre, seu objetivo e resultado

Pense que você é o ator principal de um filme que vai ver daqui um ano. Você vai estar do jeito que sempre quis, do jeito que o fará feliz, que melhorará sua estima. Sabe o que eu faço que dá muito certo? Um caderno! Escrevo dez objetivos que preciso realizar no ano. Quando o ano termina, vejo se fiz tudo o que foquei no começo do ano. Se não fiz, vi que mais um ano passou e eu não fui atrás dos meus objetivos tão almejados. Isso pode fazer com que você corra atrás de tudo o que precisa fazer.

Mude sua perspectiva e vá atrás do seu foco. Lembre-se: resultados duradouros são os mais suados para conseguir. Você dará mais valor a eles!

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.