Topo

Taise Spolti

Massa podre integral e sem lactose para receitas doces ou salgadas

Taise Spolti

04/04/2018 04h00

Crédito: iStock

Sempre testamos receitas que já existem na Gastronomia Funcional, justamente para modificar os ingredientes e ter um resultado com alguma função para a saúde e alimentação de todos. Mas, mesmo entre os adeptos, uma das grandes dúvidas é: como tornar as massas mais saudáveis?

Um bom exemplo é a 'massa podre'. Ótima para fazer tortinhas doces ou salgada, além de quiches, ela tem um grande problema: sua receita original é rica em gordura e farinha de trigo branca.

Apesar disso, quem resiste a uma boa torta de massa podre com um recheio caprichado? Pensando nisso, adaptei os ingredientes para uma massa mais leve e riquíssima em sabor.

Para uma forma de 25/30cm ou várias forminhas pequenas, você vai precisar de:

Ingredientes:

  • 2 xíc. de abóbora cozida e amassada (a mais gostosa é a Cabotia, que se mantém firme após o cozimento e tem um sabor bem adaptável nas receitas)
  • 4 col. sobremesa de farinha de grão de bico
  • 4 col. sobremesa de farinha de arroz integral
  • 1 col. sobremesa de farinha de aveia ou linhaça
  • 3 col. sobremesa de azeite extravirgem ou óleo de côco ou manteiga ghee
  • sal a gosto

Misture todas as farinhas com a abóbora, o azeite e o sal. Amasse com as mãos até que fique com a consistência de uma massa firme, a ponto de conseguir fazer uma bola com as mãos e ela não se desmanchar. Abra essa massa com a ponta dos dedos em uma forma de fundo removível. Coloque para assar a 180 ºC entre cinco e sete minutos. Retire do forno, acrescente o recheio e volte ao forno até assar completamente.

Sugestão de recheio:

  • 200g de ricota fresca
  • 2 ovos inteiros
  • 1 cenoura cozida picada
  • 1 ramo de espinafre cru
  • sal e pimenta a gosto

Bata no liquidificador a ricota e os ovos junto com o sal e pimenta. Cozinhe a cenoura e pique em cubos pequenos. Misture a esse creme junto com as folhas de espinafre rasgadas em pedaços bem pequenos. Asse no forno por 25 minutos, já com a massa pré-assada (processo acima).

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.