Topo

Plebeias que, a exemplo de Meghan Markle, se tornaram membros da realeza

Getty Images
Imagem: Getty Images

Heloísa Noronha

Colaboração para o UOL

07/01/2018 04h00

Quando se casar com o Príncipe Harry, no dia 19 de maio, a norte-americana Meghan Markle entrará para a história. Não só como mais uma linda plebeia a conquistar o coração de um nobre, como acontece nos típicos contos de fadas, mas por se converter em uma garota da realeza com a cara dos nossos tempos: negra, independente, empoderada, ativista em questões humanitárias e, sonho dos sonhos, estrela de um seriado disponível no Netflix, “Suits”. Levando-se em conta as tradições e normas que costumam permear essas famílias, é um feito e tanto.

Leia mais

Antes de Meghan, porém, outras mulheres balançaram as estruturas de linhagens reais. Vindas do cinema ou do mundo dos negócios, donas de um passado controverso para os padrões vigentes e do próprio sustento, elas marcaram época e abriram caminhos. Confira algumas histórias:

Kate Middleton

Kate Middleton - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Filha de um ex-piloto e de uma ex-comissária de bordo que enriqueceram após criarem uma empresa de artigos para festas infantis, a britânica Kate pôde estudar em escolas renomadas e frequentar a alta sociedade. Kate conheceu o príncipe William na Universidade de Filha de um ex-piloto e de uma ex-comissária de bordo que enriqueceram após criarem uma empresa de artigos para festas infantis, a britânica Kate pôde estudar em escolas renomadas e frequentar a alta sociedade. Kate conheceu o príncipe William na Universidade de St. Andrews, na Escócia, em 2001, quando estudava História de Arte. Começaram a namorar dois anos depois e viveram juntos por um tempo. Após um período separados, em que Kate trabalhou com moda, os dois reataram e se casaram em abril de 2011, numa cerimônia que encantou o mundo. Kate, que recebeu o título de Duquesa de Cambridgen, é conhecida pela maneira realista e até “econômica” de se vestir: adora marcas populares, como a Zara, e volta e meia repete roupas e sapatos. Mãe de George, de três anos, e Charlotte, que completa dois em maio, ela espera a chegada da terceira filha, Alice, para abril.

Letizia Ortiz

Princesa Letizia da Espanha - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Aos 45 anos, a bela espanhola de Oviedo foi a primeira plebeia a se tornar Rainha de seu país. Antes de se casar com o Rei Felipe, Letizia teve uma carreira de sucesso como jornalista – ela passou por veículos de imprensa importantes como Bloomberg, CNN e a TVE (Televisión Española), onde chegou a ser âncora. Outro toque de modernidade em sua trajetória é o fato de ser divorciada quando conheceu Felipe, com quem se casou em 2004. Eles têm duas filhas, de 9 e 11 anos.

Rita Hayworth (1918-1987)

Rita Hayworth - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Ex-dançarina de cabaré, a ruiva já ostentava o título de uma das maiores divas de Hollywood quando se casou – pela terceira vez - com o príncipe Aly Khan, em 1949, nobre que ocupou o título de embaixador do Paquistão na ONU (Organização das Nações Unidas). A vida de princesa durou pouco mais de dois anos. Além de não se adaptar à nova rotina, a eterna Gilda não demorou para descobri o lado “sapo” do marido, que a traía descaradamente – inclusive com outra atriz, Gene Tierney. Os dois tiveram uma filha, a princesa Yasmin Aga Khan, 68 anos, que dirige a a fundação Alzheimer’s Disease International (Rita morreu vítima do mal de Alzheimer em 1987, aos 69 anos).

Grace Kelly (1956-1982)

Grace Kelly - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Dona de um dos mais belos rostos já vistos em Hollywood, e também de uma vida amorosa bem agitada para os padrões da época, Grace Kelly tinha um Oscar para chamar de seu quando conheceu o príncipe Rainier de Mônaco durante o Festival de Cannes, em 1956. Ela tinha 25 anos; ele, 32. O enlace real aconteceu um ano depois e a estrela passou a ser conhecida como Grace de Mônaco. O casamento contou com 600 convidados, entre os quais vários artistas de cinema. Grace morreu em um acidente automobilístico e deixou três filhos: Stéphanie (52), Albert (59) e Caroline (60).

Charlene Wittstock

Princesa Charlene de Mônaco - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Prestes a completar 40 anos de idade, Charlene nasceu na África do Sul e é filha de um engenheiro da computação e de uma ex-mergulhadora. Ela cultivou uma bem-sucedida carreira como nadadora profissional e até competiu pela seleção sul-africana em várias Olímpiadas. Em 2000, durante uma competição em Mônaco, conheceu o Príncipe Albert II, com quem se casou em 2011. Com a união, Charlene se tornou a princesa consorte do Principado de Mônaco, titulada Sua Alteza Sereníssima, a Princesa de Mônaco, posição antes ocupada pela mãe de Alberto, Grace Kelly. Charlene e Albert têm um casal de gêmeos que completaram três anos em dezembro.

Lalla Salma

O rei Mohamed VI do Marrocos e a princesa Lalla Salma - Getty Images - Getty Images
O rei Mohamed VI do Marrocos e a princesa Lalla Salma
Imagem: Getty Images

Aos 39 anos de idade, Lalla foi a primeira mulher a ser reconhecida publicamente e ter ganho um título real no Marrocos. Filha de um professor de escola primária, ela perdeu a mãe aos três anos de idade e teve uma criação bem simples dada pela avó materna. Antes de se tornar Princesa Consorte de Marrocos, Lalla atuou por um tempo no Ministério da Educação Nacional e se formou em Ciências da Computação. Ela conheceu o rei Mohammed VI quando trabalhou para uma empresa de engenharia controlada pela família real. O casal oficializou a união em 2002 e tem dois filhos.

Máxima dos Países Baixos

Princesa Máxima dos Paixes Baixos - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

De ascendência argentina, Máxima trilhou uma carreira de sucesso como economista – trabalhou, inclusive, em duas instituições financeiras de prestígio em Nova York. Ela conheceu o príncipe Guilherme Alexandre em Sevilha, na Espanha, durante a Feira de Abril, mas ele se apresentou apenas como “Alexandre”. Máxima não fazia a menor ideia de que ele era um membro da realeza e diz ter caído na gargalhada quando o moço revelou sua identidade. O relacionamento provocou polêmica nos Países Baixos: ela era estrangeira, católica e filha de um ex-ministro da ditadura militar em seun país. O parlamento aprovou a união, mas os pais de Máxima não compareceram à cerimônia, que ocorreu em fevereiro de 2002. Ela se tornou Rainha Consorte em 2013, quando o marido ocupou o trono. Os dois têm três filhos.

Rania al-Yassin

Rainha Rania Al Abdullah - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Nascida em berço palestino em 1970, teve uma educação tradicional e se formou em Administração de Empresas, no Cairo. Quando o Kwait foi invadido por Saddam Hussein, em 1990, Rania se mudou para a Jordânia com sua família. Após uma passagem por um banco, foi trabalhar no escritório local da Apple. Em 1993, durante um jantar, conheceu o príncipe Abdullah II, com quem se casou após um namoro de cinco meses. Além de se tornar rainha e mãe de quatro filhos, Rania ganhou notoriedade e virou ícone mundial de luta pela educação. Ela criou uma fundação para ajudar crianças pobres e mulheres vítimas de abuso em toda a Palestina. Ela percorre o mundo para ministrar palestras e é considerada uma das mulheres mais influentes do mundo.