Topo

Verônica Laino

Aprenda a fazer esta tapioca que mata a fome e não engorda

Verônica Laino

20/02/2018 04h20

Créditos: Verônica Laino

Quando o assunto é tapioca, muitos ficam na dúvida se ela deve ou não entrar em uma reeducação alimentar. As dúvidas que mais recebo são: "Tapioca engorda? É saudável? Pode comer à vontade? Contém glúten? Vale como jantar?".

Vamos por partes! A tapioca é feita da goma da fécula da mandioca, por isso é uma fonte de carboidrato simples, não contém fibras e não contém glúten. O índice glicêmico é menor do que um pão branco por exemplo.

Para poder incluir na dieta sem engordar, a dica é fazer uma tapioca pequena e caprichar no recheio. Se o recheio tiver uma boa proteína e legume ou verdura, pode sim contabilizar como jantar.

Então, veja abaixo o que seria uma opção saudável de tapioca para consumir no jantar ou como pós-treino:

Tapioca Recheada com Frango, Tomate e Manjericão

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de goma para tapioca já peneirada (30g)
  • ½ xícara de frango cozido e desfiado (70g)
  • 1 tomate médio (100g)
  • 1 colher de sopa de azeite (10g)
  • 1 pitada de sal
  • 10 folhinhas de manjericão

Modo de Preparo:

1 – Higienize o tomate e pique-o em cubinhos. Em um pote, coloque o frango, o azeite, o tomate e o sal. Misture bem.

2 – Aqueça uma frigideira antiaderente pequena em fogo baixo, por cerca de 1 minuto e acrescente a goma da tapioca, distribuindo-a uniformemente pelo fundo da frigideira. Quando a massa estiver se desprendendo das bordas, após cerca de 1 a 2 minutos, vire-a para tostar rapidamente do outro lado também – apenas cerca de 30 segundos para a massa não endurecer.

3 – Retire a tapioca e coloque em um prato, cubra metade dela com o frango temperado, espalhando-o uniformemente. Dobre a massa ao meio, formando uma meia-lua. Sirva a tapioca em seguida.

Informação Nutricional: Valor calórico: 253kcal | Proteína: 18g | Gordura: 13g | Carboidrato: 19g | Fibras: 1g

Créditos: Verônica Laino

Sobre o autor

Verônica Laino é formada em Nutrição pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional e coach de emagrecimento. Trabalhou em clínica particular por sete anos e hoje dedica seu tempo aos seus coachees e à produção de conteúdo online, mídias sociais e eventos, como forma de alcançar cada vez mais pessoas e ajudá-las a levar uma vida prática, saudável, balanceada e gostosa.

Sobre o blog

Dicas sobre nutrição, com foco na alimentação de verdade (e sem radicalismo), que vão te ajudar a fazer alterações concretas no seu estilo de vida. A ideia é que você alcance o seu verdadeiro potencial e atinja sua melhor versão.