Topo

Taise Spolti

Aprenda a fazer este Purê Low Carb de Couve-flor

Taise Spolti

25/02/2018 04h05

Crédito: iStock

Acompanhamento de muitos pratos clássicos da gastronomia, o purê é querido por todos. Mas, geralmente, para ser feito utiliza-se batata e muita manteiga, coisa que muitas pessoas estão diminuindo em sua alimentação diária, porém outras opções de tuberculos ou vegetais podem fazer substituição da batata dando ainda mais requinte a um jantar ou almoço, sendo leve e muito saboroso, como a couve-flor. Esse purê fica ótimo para acompanhar carnes leves, peixes ou sozinho.

Ingredientes:

  • 1 couve flor (com caule);
  • 3 col. sobremesa de manteiga Ghee (manteiga clarificada, lembram? o passo a passo está na receitinha de porco de final de ano, olha lá);
  • Sal e pimenta a gosto;
  • Ervas provençais secas (você encontra em mercado ou faça você mesmo em casa e deixe sempre a mão para várias receitinhas: tomilho, manjerona, orégano, alecrim, manjericão e se quiser, lavanda) a gosto.

Preparo:

Cozinhe a couve-flor até o ponto mole (inclusive o caule, utilizaremos ele para firmeza do purê além de aproveitar 100% do alimento), em água com sal. Retire a couve, bata em liquidificador (ou processador de alimentos), acrescentando, aos poucos, algumas colheres de água do cozimento.

Passe esse creme em uma peneira para deixá-lo bem fino e volte para a panela, com a manteiga, o sal e pimenta e as ervas. Cozinhe por mais alguns minutos até que o excesso de líquido do preparo evapore um pouco e deixe o creme mais firme.

Para dar um sabor mais cítrico e combinar com peixe, acrescente algumas gotinhas de limão e sirva com cebolinha ou salsinha picada por cima.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.