Topo

Guilherme Giorelli

Não "belisque" e evite jejum: 7 dicas para não engordar nas festas

Guilherme Giorelli

23/12/2017 04h00

Crédito: iStock

O Natal e o Ano-Novo estão chegando e, com eles, a dúvida: resistir às tentações ou aproveitar aquela torta de nozes da família?

Ainda que o ideal seja ter foco, força e fé durante esse período, não precisamos deixar de comer as coisas que gostamos. Principalmente as comidas que fazem parte da sua memória afetiva, afinal, saúde é o estado de bem-estar físico, mental e social.

Logo devemos viver e dividir momentos de prazer, incluindo até alimentos não muito equilibrados. Mas fique atento… Isso não significa que você pode comer tudo, exagerar e jogar fora todo o esforço de meses em troca de alguns dias de prazer.

Listo, abaixo, sete dias para não engordar no período de festas:

1) Não belisque

Nada de ficar beslicando antes ou depois da ceia. É importante montar o seu prato para ter a percepção real do que você está comendo exatamente.

2) Não se proíba de comer

Proibir faz com que o nosso desejo por aquele determinado alimento aumente. Por isso, a dica é controlar a quantidade do que você irá comer. Uma estratégia é montar apenas um prato e colocar nele tudo o que você comerá, inclusive a sobremesa.

3) Não se esqueça das proteínas

O prato deve ter sempre uma fonte de proteína como peru, tender ou lentilha. São as proteínas que ajudam a ter uma maior sensação de saciedade, além de ajudar na manutenção da massa muscular.

4) Não faça jejum antes das festas

Passar grandes períodos sem se alimentar pode levar a falsa impressão de "já que eu não comi nada hoje, posso comer o que eu quiser". Nada disso! Uma dica é fazer um prato de sobremesa com proteína e carboidrato antes de ir para a festa para ficar mais saciado.

5) Comeu demais? Esqueça exercícios de alta intensidade

Após consumir muitos alimentos calóricos e bebidas alcoólicas, deixe aquele exercício de alta intensidade de lado. Você não vai conseguir queimar em um dia tudo que comeu. Foque em se hidratar e escolha uma refeição mais leve.

6) Lance mão dos substitutos de refeição quando necessário

Se você está viajando e não consegue ter uma boa refeição, uma alternativa é utilizar os substitutos de refeição. Eles podem ser encontrados em formato de shakes ou barras. Quando de boa qualidade, eles oferecem uma boa quantidade de carboidrato, proteína e gorduras, além de serem práticos.

7) Fuja da cerveja

Beber grandes quantidades de bebida alcoólica rapidamente é o que faz com que a ingestão de calorias aumente consideravelmente. Vai beber? Dê preferência aos drinks que você consegue saborear por mais tempo. Não consuma bebida alcoólica para se hidratar ou aliviar a sensação de calor.

Precisamos de mais amor pelas nossas memórias culinárias e de mais saúde. Para equilibrar essa equação o que vale é o bom senso. As festas são momentos de celebração. E nós, inclusive, precisamos de mais doses de Natal, como ficou bem claro no post da jornalista Lucia Helena no VivaBem.

Celebre e seja feliz sem moderação!

Sobre o autor

Guilherme Giorelli é nutrólogo e médico do esporte e exercício. Fellow do International College for Advancement of Nutrology e com mestrado em vitamina D, ele organiza eventos científicos, além de ministrar aulas e palestras. Atualmente é diretor do SMEERJ (Sociedade de Medicina Esportiva e do Exercicio do Rio de Janeiro). Seu dia a dia, porém, é o atendimento de pacientes em sua clínica, que buscam cuidar da saúde por meio da alimentação e do exercício.

Sobre o blog

Este blog é para discutir, sob a ótica da nutrologia e da medicina do esporte, qual o impacto da alimentação sobre o nosso organismo, quais as suas relações com o exercício e como a suplementação pode ajudar. Afinal, todo dia existem novos artigos sendo publicados, novas verdades para serem aprendidas ou questionadas. A ciência nunca está parada, nem você deve ficar.