Topo

Blog da Maria Cecília Corsi

Prepare esta granola salgada para usar em saladas e até no iogurte

Maria Cecília Corsi

08/02/2018 04h00

Crédito: Fernando Morales/UOL

Hoje, muita gente usa granola salgada em entradinhas diversas. É claro que um crouton de pão integral é bem-vindo sobre as saladas, por exemplo. Mas, particularmente, já aderi à granola há mais de 15 anos e garanto: a receita que lhe ensino aqui é imbatível.

Ela contém um mix balanceado de sementes cheias de gorduras benéficas, vitaminas e minerais. Sem contar um bocado de proteína de soja. Ou seja, mais do que deixar tudo mais saboroso, enriquece seu prato de nutrientes e antioxidantes, um bom ponto de vantagem em relação aos pedacinhos de torrada.

E, aqui, existe ainda um truque de mestre, que é acrescentar um pouco de parmesão, o que, além de dar aquele gostinho sutil de queijo, deixa a minha granola mais flocada do que outras que encontramos por aí.

Experimente e depois me conte!

GRANOLA SALGADA

Esta receita rende 40 colheres de sopa, com cerca de  48 calorias cada . Você pode guardá-la em um pote hermeticamente fechado por até 1 mês.

Ingrediente:

  • 1 xícara (chá) de proteína texturizada de soja;
  • 1 xícara (café) de flocos de milho;
  • 1/2 xícara (café) de sementes de abóbora;
  • 2 colheres (sopa) de sementes de gergelim;
  • 2 colheres (sopa) de sementes de linhaça;
  • 1/2 xícara (café) de castanhas-do-Brasil picadas;
  • 1 colher (chá) de orégano;
  • 1 colher (chá) de café de cúrcuma;
  • 1/2 xícara (café) de queijo parmesão ralado;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo:

  1. Misture bem todos os ingredientes e espalhe-os sobre uma forma, esparramando bem com a ajuda das mã Faz diferença esse detalhe: é o que deixa a granola em pedaços depois de assada.
  2. Pré-aqueça o forno a 180 graus Celsius e asse por 15 minutos. Pronto!

Crédito: Fernando Morales/UOL

Aproveite:

  • Já comeu pura? Sim, você pode levar na bolsa e degustar como um petisco. É bastante nutritivo.
  • Sobre as saladas. Essa combinação já é um clássico, certo?
  • No iogurte. Isso mesmo. É o meu jeito preferido de comer essa granola. Tempero o iogurte natural, desnatado ou não, com sal e azeite. Por cima, salpico a granola. Essa versão salgada de iogurte é uma delí Vale para o lanche e você ainda pode servi-la, em tacinhas, como entrada.

Sobre a autora

Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo, ao trabalhar em hospitais Maria Cecilia Corsi já percebia certa dificuldade na hora de preparar uma comida saborosa para quem sofria alguma restrição. E resolveu colocar um fim nessa história quando notou que, mesmo em situações mais banais, como as de pessoas que precisavam perder apenas 4 ou 5 quilos, era complicado montar um cardápio sem mesmice. Daí, em 1995, viajou para Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos, para estudar maneiras de ajustar o melhor da gastronomia à dieta saudável. E trouxe na bagagem de volta uma série de truques. De lá para cá, inventou outros tantos, é bem verdade… Não gosta de dizer que faz pratos light nem diet. Define sua cozinha como moderna e atual (“Porque hoje todo mundo quer uma vida saudável”).

Sobre o blog

Toda semana, Maria Cecília ensina uma receita por aqui. Mas não dá só o passo a passo. Ela conta os bastidores de sua criação culinária. Por exemplo, divide com você como ela consegue emagrecer ingredientes “gordos”, tirar o sal de um molho sem que alguém sinta falta dele, criar doces para diabéticos de dar água na boca e muito mais. A ideia é que você não só prepare o prato ensinado em sua casa, mas se sinta inspirado para modificar as receitas do seu próprio caderno de família, a fim de que se tornem bem mais equilibradas.

Blog da Maria Cecília Corsi