Topo

Guilherme Giorelli

Qual é o melhor whey protein: isolado, concentrado ou o hidrolisado?

Guilherme Giorelli

09/12/2017 04h05

Crédito: iStock

Eles podem ser encontrados no supermercado, nas farmácias e nas lojas de suplementação. O whey protein está em todo lugar porque, em épocas de dietas low carb e low fat, o aporte de proteínas é fundamental.

A tradução literal de whey protein é "proteína do soro do leite". Sabe quando você compra um queijo minas e saí aquela água? Ali tem whey protein junto de lactose e gordura.

A indústria alimentícia por meio de técnicas elaboradas, como a troca iônica e a ultra-filtração, consegue separar o soro do leite da lactose e da gordura. E aí nasce o whey protein como conhecemos.

Eles se dividem em dois tipos: concentrado e isolado. A principal diferença entre eles é a concentração de proteína.

Enquanto o concentrado tem, em média, 80% de proteína na composição, o isolado obtém níveis acima de 90%.

Uma outra categoria existente é a dos whey hidrolisados, que podem ser tanto concentrados quanto isolados. Esse tipo passa por um chamado hidrólise, em que as moléculas de proteína são quebradas em peptídeos e garantem uma velocidade maior de absorção

Entendido o que significa cada um dos diferentes tipos encontrados no mercado, ainda fica a pergunta: qual é o melhor?

Na briga entre o real e o ideal, o melhor whey protein é aquele prescrito por quem sabe e para aquele que precisa.

Podemos prescrever o whey para quem ingere pouca quantidade de proteína na alimentação ou para quem tem dificuldade de absorção. Por isso, antes de comprar um suplemento é preciso passar por uma avaliação para identificar o quanto você consome de proteína por dia e até se você tem algum problema de saúde que contraindique o uso.

Se for identificado a necessidade de um aporte de proteínas, o whey protein é um bom recurso por ser uma proteína de alto valor biológico. Ou seja, ao ser consumido, os aminoácidos são rapidamente absorvidos e disponibilizados na corrente sanguínea, seja para manutenção, aumento ou evitar a perda de massa muscular.

Cada dia que passa surgem novos estudos sobre a utilização do whey protein para aumentar a saciedade, controlar o nível de açúcar no sangue e melhorar a recuperação após atividade física.

Mas a orientação segue a mesma: procure um profissional de saúde para saber se você deve usar ou não.

Sobre o autor

Guilherme Giorelli é nutrólogo e médico do esporte e exercício. Fellow do International College for Advancement of Nutrology e com mestrado em vitamina D, ele organiza eventos científicos, além de ministrar aulas e palestras. Atualmente é diretor do SMEERJ (Sociedade de Medicina Esportiva e do Exercicio do Rio de Janeiro). Seu dia a dia, porém, é o atendimento de pacientes em sua clínica, que buscam cuidar da saúde por meio da alimentação e do exercício.

Sobre o blog

Este blog é para discutir, sob a ótica da nutrologia e da medicina do esporte, qual o impacto da alimentação sobre o nosso organismo, quais as suas relações com o exercício e como a suplementação pode ajudar. Afinal, todo dia existem novos artigos sendo publicados, novas verdades para serem aprendidas ou questionadas. A ciência nunca está parada, nem você deve ficar.